Sep
10
09 de setembro de 2015 - 18:20

Exclusivo-em-vez-de-recuperar-vender-sky-e-net-revolucionam-operacoes-de-cobranca-televendas

Foi-se o tempo em que o consumidor inadimplente era visto apenas como mais um número de telefone e um valor a recuperar. Diante de um cenário econômico complexo e desafiador, em que muitos brasileiros se veem obrigados a priorizar pagamentos de serviços essenciais em vez de outros, empresas de serviços mudaram suas estratégias e apostam no relacionamento com o cliente para garantir a permanência dele na base de consumidores.

Assim, cada vez mais a cobrança é vista como uma oportunidade de venda. “A grande mudança é que agora as empresas se sentem responsáveis por manter o cliente na base. Cobrança é a última foto no filme do relacionamento que pode acabar em não pagamento. Então se a cobrança é uma venda, não podemos usar os mesmos recursos da cobrança”, defende Simone Abreu, gerente de Estratégia de Churn da SKY Brasil.

O reposicionamento da estratégia das empresas de serviços reflete um fenômeno recente na história do País: a ascensão da classe média, que passou a contar com serviços antes inacessíveis, como TV a cabo. “Enquanto gestores de grandes corporações, não estamos acostumados a lidar com este novo consumidor. É necessário estudá-lo e fazer uma reflexão se conhecemos o perfil do nosso cliente hoje”, argumenta Marlon Brando, gerente-executivo de Cobrança Externa da NET.

Para os líderes da SKY, além de uma abordagem mais assertiva, o tratamento voltado aos clientes com atraso deve ser o mesmo do consumidor que paga as mensalidades em dia. “Temos a nossa campanha de adimplência, em que sorteamos R$ 10 mil por mês para aquela base”, continua Simone.

Já a equipe NET aposta em diversas novas soluções. Enquanto a abordagem é pensada para se adequar à capacidade de pagamento do consumidor, faz parte da estratégia também orientá-lo sobre o produto. “Muitas vezes o consumidor não paga a conta porque não sabe usar aquele produto”, continua Brando.

Ainda um piloto, a liderança da NET tem investido para descentralizar a operação. “Contratamos duas parceiras locais para cobrar especificamente algumas cidades na região Nordeste, pois elas sabem alguns vícios e têm todas as informações sobre a região, tanto que este piloto está se confirmando”, explica o gerente-executivo.

Até os boletos de cobrança foram repensados. Em vez de usar o tradicional modelo, com textos informando que o não pagamento resulta em negativação, as cobranças enviadas pela NET passaram a ser mais convidativas. “A mensagem de setembro é: ‘aproveite que o Dia das Crianças está chegando e fique em dia para aproveitar a melhor internet 4G’”, finaliza Brando.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (3)
  1. Parabéns a toda equipe desse conceituado Blog.
    Saudações.

    Vando França em 10 de setembro de 2015 - 12:22
  2. Finalmente algo inteligente neste mundo corporativo que agora, parece acordar para uma nova linguagem.

    Parabéns a Sky e NET.

    Nilson

    nilson bernardo em 10 de setembro de 2015 - 10:13
  3. Acredito que estas estratégias não somente são oportunidades de venda como também de fidelização dos clientes levando em consideração a concorrência. Por mais que um cliente esteja inadimplente tratá-lo de forma que lhe dê a real sensação que a empresa prestadora se preocupa com sua situaçao atual e quer tenta ajudá-lo faz toda a diferença para o sucesso da ação proposta.

    Angelo Parise em 10 de setembro de 2015 - 07:29

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: