Nov
19

Inadimplência e custo maior persistem em bancos médios

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Valor Econômico
18 de novembro de 2013 - 19:10

Inadimplencia-e-custo-maior-persistem-em-bancos-medios-televendas-cobranca

Por: Tatiana Freitas Simão

Os balanços dos bancos médios voltaram a mostrar, no terceiro trimestre, números que refletem dificuldades com a persistente inadimplência e com os custos mais elevados de captação em um cenário de desaceleração econômica. Das seis instituições de capital aberto, só o ABC Brasil fechou o terceiro trimestre com lucro líquido maior que em igual período do ano passado. O Banco Pan conseguiu reduzir seu prejuízo, mas ainda opera no vermelho. Pine, Daycoval, Indusval e BicBanco mostraram recuos na última linha do balanço.

A inadimplência é um problema que parece já ter sido superado entre os grandes bancos de capital aberto. Ontem, o presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setubal, comemorou os resultados da mudança da política de risco do banco, que permitiu a redução nas provisões para devedores duvidosos e melhorou o resultado. “Ainda não colhemos todos os benefícios da mudança de política de risco. Vamos colher uma parte desses benefícios no ano que vem”, prometeu.

Nos bancos médios, dos seis que divulgaram seus números do terceiro trimestre até agora, metade mostrou recuo no indicador de atrasos acima de 90 dias. BicBanco, Indusval e Daycoval ainda apresentaram crescimento nos calotes entre a clientela formada por pequenas e médias empresas. “A inadimplência é algo forte e preocupante”, diz Manoel Felix Cintra Neto, presidente da ABBC, entidade que reúne os bancos médios brasileiros. “Mas não há diferença entre os clientes de bancos médios e grandes. O que muda é o grau de concentração da carteira”.

Bastante especializados, os médios se concentram em poucas linhas de crédito. O BicBanco, recém-comprado pelo China Construction Bank, só dá crédito a empresas de médio porte, um setor que tem sofrido com o nível mais fraco da atividade econômica.

Grandes empresas, responsáveis por créditos de tíquetes que alcançam centenas de milhões no ativo dos maiores bancos do país, têm sentido de forma mais leve o desaquecimento, preservando os balanços das instituições de maior porte. Uma recente guinada dos grandes bancos privados rumo ao financiamento imobiliário e ao crédito consignado também contribui para a redução da inadimplência em suas carteiras.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: