Jan
06
05 de janeiro de 2022 - 17:04

O-que-sao-indicadores-de-cobranca-televendas-cobranca-3

A inadimplência está entre as principais preocupações dos empresários.

Segundo o estudo Sobrevivência das Empresas, realizado pelo Sebrae, 6% dos empresários apontam que esta é uma das maiores dificuldades enfrentadas no primeiro ano de atividade de uma empresa.

Mas como diminuir a inadimplência? Uma ferramenta importante pode ser os indicadores de cobrança.

Através desse tipo de métrica, é possível medir o sucesso das estratégias que sua empresa está tomando para diminuir a inadimplência e recuperar os valores atrasados.

Neste texto vamos conhecer o que são os indicadores de cobrança e porque eles são importantes.

O que são indicadores de cobrança?

Indicadores de cobrança são um tipo de métrica, conhecida como KPIs (Key Performance Indicators), em português, Indicadores-chave de Desempenho.

Através dessas métricas é possível medir o desempenho de uma empresa em diversos campos.

A inadimplência é apenas uma delas.

Com a ajuda dos indicadores de cobrança conseguimos avaliar as operações financeiras de uma empresa e traçar um planejamento estratégico que ajude a diminuir a inadimplência.

Vamos conhecer agora 3 indicadores de cobrança que vão contribuir para diminuir a inadimplência no seu negócio.

Mas, lembre-se, nenhuma dessas métricas devem ser analisadas sozinhas.

Montante de valores recuperados:

este é um indicador de cobrança importante, pois avalia a quantia recuperada em relação ao valor total que está inadimplente.

Essa métrica é usada para avaliar a eficácia das negociações de pagamentos realizados entre empresa e cliente.

Taxa de conversão:

através desse indicador é possível analisar a relação entre os valores recuperados e o número de contatos feitos.

Essa métrica é muito utilizada também na área de vendas, para medir a taxa de sucesso dos contatos realizados, ou seja, quantos contatos resultaram em vendas efetivas.

Contato com a Pessoa Certa (CPC):

entrar em contato com a pessoa certa, ou seja, diretamente com o cliente inadimplente é essencial para o sucesso da cobrança.

Vários fatores podem influenciar esse indicador de cobrança.

Por exemplo, o canal utilizado, o horário em que é feito o contato, a qualidade e atualização do mailing que a empresa dispõe, entre outros.

Como diminuir inadimplência?

Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 61 milhões de brasileiros começaram este ano com alguma conta em atraso.

De acordo com a pesquisa, 52,8% dos brasileiros inadimplentes têm dívidas em atraso de até R$ 1 mil e 47,2% acima desse valor.

Se a inadimplência é tão comum, como diminuir essa prática no seu negócio?

Já vimos o que são os indicadores de cobrança e como eles podem ajudar a sua empresa a medir a eficácia das estratégias adotadas, agora vamos conhecer algumas dicas para diminuir a inadimplência.

O melhor remédio é prevenir

Para evitar a inadimplência, um primeiro passo importante é contar com ferramentas de análise de crédito.

Através da avaliação do perfil de compra do seu consumidor é possível prever fraudes e inadimplências e tomar as medidas cabíveis para evitá-las.

Valorize o bom pagador

Outra dica importante para evitar a inadimplência é oferecer vantagens para os clientes que pagam em dia.

Para valorizar o bom comprador, a sua empresa pode oferecer, por exemplo, descontos, programas de fidelidade, bônus em compras futuras, entre outros.

Negocie com seu cliente

Estar aberto a negociar com o consumidor é uma forma de diminuir a inadimplência.

Isso mostra que a sua empresa está disposta a facilitar o pagamento e pode oferecer propostas que viabilizem que o cliente quite sua dívida.

Mantenha um registro detalhado

Fazer um acompanhamento contínuo e diário dos atrasos, ajuda a prevenir a inadimplência e facilita que sua empresa proponha soluções a tempo ao seu cliente.

A melhor forma de fazer a administração das dívidas é por meio de um sistema de gestão de cobranças automatizado.

Assim, sua empresa agiliza o processo e diminui erros.

Utilize meios de pagamento digitais

Uma forma de prevenir a inadimplência é utilizar um sistema de pagamentos digitais e ferramentas de cobrança recorrente.

Dessa forma, você garante que a cobrança seja feita de maneira recorrente e programada.

Essa alternativa é mais prática para o cliente é uma forma de sua empresa evitar o não pagamento.

Como calcular a taxa de inadimplência?

Segundo o Sistema Financeiro Nacional (SFN), a taxa de inadimplência aceitável gira em torno de 5%.

Esse índice pode variar de acordo com o segmento do seu negócio, mas, de toda forma, essa taxa pode ser um parâmetro para avaliar quando é necessário tomar medidas mais contundentes com relação à inadimplência.

Saber o índice de inadimplência em seu empreendimento é importante para poder prever os recebimentos dos pagamentos programados e saber com quais valores sua empresa conta para cumprir com os compromissos assumidos com fornecedores e até mesmo para planejar investimentos futuros.

Para calcular o Índice de Inadimplência (II) no varejo, a melhor forma é considerar os títulos que estão entre 90 e 180 dias de atraso.

Para isso você deve somar todos os valores que venceram nesse período – Total de Títulos (TT).

Depois você deve calcular apenas as parcelas não pagas, também referentes a esse período – Total de Inadimplência (TI).

Por último, para calcular o Índice de Inadimplência, é necessário utilizar a seguinte fórmula: II = TI / TT.

É importante calcular essa taxa mês a mês.

Assim, sua empresa terá dados suficientes para avaliar os padrões de inadimplência e tomar as medidas necessárias para rever situações de não pagamento.

Uma forma de garantir esse acompanhamento de maneira eficaz é através da automatização dos processos de cobrança.

Esse é uma das funcionalidades que a iugu oferece.

A iugu é uma plataforma de meios de pagamento que ajuda a sua empresa a automatizar e estruturar os seus processos financeiros.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: