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O planejamento financeiro de bons e de maus pagadores

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: InfoMoney
04 de março de 2013 - 19:03

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Inadimplentes priorizam contas básicas da casa porque o não pagamento resulta no corte de serviços essenciais para sobrevivência

Por: Heraldo Marqueti Soares

Uma das principais conclusões de uma pesquisa feita pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) foi que os consumidores adimplentes priorizam o pagamento de suas contas pela data de vencimento, enquanto que os inadimplentes optam por pagar primeiro as contas de maior necessidade como água, luz e telefone.

O estudo mostrou que consumidores com nome sujo na praça responderam, em 70% dos casos, afirmando que as contas atrasadas não são as de pagamentos periódicos, fundamentais ao funcionamento da casa.

O impulso e a falta de controle financeiro foi citado por 32% dos inadimplentes como fatores que impossibilitam o pagamento das contas. Já 20% disseram que o desemprego é a principal causa do atraso nas contas.

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Para a economista do SPC, Ana Paula Bastos, o fato de os consumidores adimplentes priorizarem o pagamento de boletos de acordo com a data de vencimento indica que eles possuem uma maior organização e planejamento financeiro em prol de evitar atrasos. “Inadimplentes priorizam as contas básicas da casa porque sabem que o não pagamento implica no corte de serviços fundamentais”, afirma.

Bens que levam ao não pagamento de contas

Os bens não duráveis, como roupas e calçados são os principais causadores  da inadimplência, respondendo por 62% dos casos. Eletrodomésticos correspondem a 29% e móveis a 14%.

Apesar da situação financeira em que se encontram, os inadimplentes responderam que pretendem aumentar o consumo de bens e serviços nos próximos meses. Um total de 55% deles desejam comprar vestuários e calçados; outros 22% pretendem fazer compras parceladas no cartão de crédito.

Mulheres lideram adimplência

Já quando o assunto são os adimplentes, as mulheres são maioria entre estes consumidores; 63% delas contra 37% dos homens.

Segundo informou a economista Ana Paula, ainda há um processo de inserção da mulher brasileira no mercado de trabalho. “Como em média as mulheres recebem menos do que os homens, quando consomem, assumem gastos menores e mais fáceis de serem cumpridos”, diz.

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