Por: Ariane Abreu A multicanalidade definitivamente se tornou uma tendência. Quem não possuir ferramentas como telefone, e-mail, chat, SMS e Whatsapp, está perdendo a oportunidade de interagir com o maior número de pessoas possível. Seria a disponibilidade de canais suficiente para satisfazer o consumidor? Se depender de algumas pesquisas recentes, a resposta é não. De …
Por: Alexei Bonamin, Fabio Rosas e Luciana Faria Em junho de 2015 a lei que instituiu a recuperação judicial no Brasil (Lei nº 11.101/2005) completou dez anos de vigência, trazendo diversas inovações ao mercado nacional de ativos depreciados (conhecidos como distressed assets). A recuperação judicial é o procedimento pelo qual uma empresa em crise financeira …
Levantamento Mosaic Serasa Experian revela quem são e como vivem as pessoas com mais de 61 anos no Brasil Os inadimplentes com 61 anos ou mais já chegam a 6,99 milhões de pessoas, revela estudo da Serasa Experian. O número equivale a cerca de 1/3 da população desta faixa etária (23,7 milhões, segundo o IBGE) …
É de senso comum que o script, palavra inglesa que significa roteiro, é indispensável em qualquer central de atendimento e call centers, mas há uma questão que sempre gera dúvidas para os gestores de negócios, principalmente na cobrança: adotar um script aberto ou script fechado. De modo geral, o script aberto é aquele que dá …
Valor é o maior desde 2007, quando teve início a série histórica do Banco Central; taxa de juros pode chegar a 800% ao ano Os brasileiros estão usando cada vez mais o rotativo do cartão de crédito. No fim de junho, o somatório do saldo devedor dessa modalidade de crédito atingiu o recorde de R$ …
Por: Eduardo Cucolo e Giuliana Vallone A renegociação de dívidas entre consumidores e bancos cresceu 30,5% nos sete primeiros meses de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Banco Central. São consumidores que assumiram o compromisso de quitar a nova dívida em três anos, em média, mas nem todos conseguem …
A 18ª Câmara Cível do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) entendeu que o Banco do Brasil agiu irregularmente ao cobrar taxas em conta inativa há mais de seis meses. Determinou também que a instituição financeira terá de pagar indenização por danos morais de 6 mil reais ao levar o nome do …
Foi-se o tempo em que o consumidor inadimplente era visto apenas como mais um número de telefone e um valor a recuperar. Diante de um cenário econômico complexo e desafiador, em que muitos brasileiros se veem obrigados a priorizar pagamentos de serviços essenciais em vez de outros, empresas de serviços mudaram suas estratégias e apostam …
Por: Tadeu Rover É abusiva a conduta da empresa que liga insistentemente para o cliente para cobrança de crédito. Em que pese ser direito do credor cobrar seu crédito, a legislação prevê meios adequados para tanto. Com esse entendimento, o Juizado Especial Cível de Marechal Cândido Rondon (PR) condenou uma financeira a pagar R$ 5 …
Levantamento, da CNDL e do SPC Brasil, foi divulgado nesta quarta. Mulheres são maioria, cartão de crédito é ‘vilão’ e desemprego pesa. Estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais do país revela que quatro em cada dez brasileiros inadimplentes (45%) …