Nov
18

Pesquisa revela que 80% dos brasileiros estão inadimplentes

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Bom dia Brasil
17 de novembro de 2014 - 18:05

Pesquisa-revela-que-80-dos-brasileiros-estao-inadimplentes-televendas-cobranca

Boa parte dos devedores não sabe para quem e nem quanto está devendo, e fica mais difícil conseguir limpar o nome.

Uma pesquisa alerta para o aumento no número de consumidores que não conseguem pagar as dívidas. Oito em cada dez entrevistados admitiram que estão inadimplentes. E o pior, boa parte dos devedores não sabe quanto está devendo e nem para quem. Fica bem mais difícil conseguir limpar o nome.

É que as pessoas se enrolam com as taxas de juros. E 80% delas disseram que não tiveram nenhum tipo de orientação na hora de conseguir um empréstimo. O cartão de crédito e o empréstimo pessoal são os principais culpados por deixar muitos brasileiros com a conta no vermelho.

O empréstimo parece fácil, ao alcance do nosso bolso. Mas os juros embutidos complicam as nossas finanças. Uma pesquisa feita pelo instituto GEOC, que representa 16 das principais empresas de cobrança do Brasil, constatou que quase 80% dos entrevistados tinham dívidas em atraso. E cerca de 75%, o nome negativado.

Andando pelas ruas de São Paulo não é difícil encontrar quem está endividado e não consegue quitar a sua dívida e quem tem o nome sujo na praça.

“Meu nome está meio atrapalhado porque eu gastei mais do que eu devia”, conta Elaine Pereira de Oliveira, escriturária.

“Eu tenho o nome sujo. Não consigo comprar nada”, diz uma mulher.

A pesquisa ouviu 110 mil consumidores entre inadimplentes e pagadores. E revelou: cerca de 20% dos devedores fizeram um novo empréstimo para pagar a dívida antiga.

“Isso é terrível porque ele vai criando uma bola de neve, vai criando uma rolagem dessa dívida e vai ficando mais difícil de regularizar a sua situação”, ressalta Jefferson Frauches Viana, diretor do Instituto GEOC.

Nos últimos quatro anos, o número de brasileiros com dívidas no cartão de crédito e no crédito pessoal aumentou muito.

No cartão de credito, em 2010, eram 42%. Em 2014, são mais de 65%. Em 2010, 12% tinham dividas de cheque especial e empréstimo. Hoje são quase 35%.

Outro grande problema dos devedores é a renegociação da dívida. Cerca de 5% não sabem para quem devem. E quase 29% não sabem o valor total da sua dívida.

“Ainda falta muito, ainda tem muito a fazer no tocante à educação financeira. Quanto ele está pagando de juros, o que envolve além da parcela que ele está adquirindo, o que mais envolve no dia a dia dele, no mês dele, no orçamento dele”, afirma Jefferson Frauches Viana.

E essa pesquisa também mostrou que quase a metade dos entrevistados não vão conseguir quitar suas dívidas este ano.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: