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Pontaltech lança case inovador de RCS para cobrança

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Redação
11 de abril de 2021 - 12:16

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Os resultados foram surpreendentes com a nova tecnologia, que deve revolucionar o mercado de mensageria no mundo

O RCS (Rich Communications Service) trouxe um novo padrão de mensagens para o mercado, permitindo que empresas e pessoas se comuniquem de forma eficiente sem a necessidade de instalar aplicativos no smartphone. Ele funciona de forma similar ao SMS, porém com mais recursos para que a experiência do usuário seja muito mais interativa e personalizada.

Criado inicialmente pela Associação Mundial das Operadoras Móveis (GSMA), hoje conta com o patrocínio e toda expertise do Google. A proposta do RCS é permitir que as marcas consigam personalizar e atestar a autenticidade de suas comunicações através do logotipo e selo de verificação, que agora pode ser inserido na mensagem. Mas as vantagens vão muito além. O RCS aceita também recursos multimídia, como imagens, vídeos, áudios e gifs, tornando a comunicação mais leve e atrativa.

Interação fácil é o destaque da ferramenta. O usuário consegue responder com um clique, escolhendo rapidamente entre as opções sugeridas pelo remetente, tudo no mesmo ambiente. “As marcas podem desenhar experiências completas e estimular mais o engajamento. Além disso, as taxas de conversão são altas e os relatórios de envio e leitura são completos”, afirma Bruno Cedaro, COO Digital & CBDO da Pontaltech.

Quem já apostou na nova tecnologia foi a Adimplere, fintech que utiliza data science, analytics e inteligência artificial em suas operações de cobrança. Em parceria com a Pontaltech, a startup criou campanhas interativas utilizando o RCS que prioriza a autonomia do usuário. “O RCS oferece ao cliente todo empoderamento para decidir o que, como e quando fazer a sua negociação de forma muito segura e com total transparência da marca que interage com ele – tudo sem intervenção humana”, aponta André Oliveira, CEO na Adimplere.

Os resultados foram impressionantes. O nível de engajamento dos clientes com o canal foi quase 5 vezes maior quando comparado com a uma ação de SMS. A taxa relativa de negociação foi ainda mais chocante: 13 vezes superior! Outro dado positivo foi quanto à velocidade: 85% dos acordos foram realizados em menos de 3 minutos, tudo de forma 100% digital, em um único ambiente, com total segurança e sigilo.

Para Cedaro, o sucesso do canal reside também na confiança. “Os números reforçam o nível de credibilidade da ferramenta. No RCS o usuário é rapidamente apresentado à identidade da empresa e suas políticas de privacidade. A navegação é totalmente embarcada, não ocorre a troca de ambiente como o tradicional link usado em canais como o SMS, no qual o cliente é direcionado para uma página WEB. O link ainda traz desconfiança por ser associado a phishing (fraude)”, conclui.

O RCS está abrindo as portas para um novo formato de comunicação, mais dinâmico, interativo e atrativo. “Os primeiros testes foram um sucesso! Continuaremos trabalhando com essa tecnologia e aperfeiçoando nossas estratégias para melhorar ainda mais os resultados das nossas campanhas”, celebra André.

Para a Pontaltech, ampliar o leque de ações estratégicas voltadas para a comunicação faz parte do DNA da empresa desde sua fundação. “Queremos levar soluções inovadoras para a comunicação dos nossos clientes. Sair na frente com o RCS é uma prova disso. Por meio dessa nova plataforma de mensageria, é possível desenvolver experiências mais ricas, independente do perfil da empresa ou do objetivo da comunicação. As marcas que já estão criando ações com o RCS certamente construirão uma conexão direta e de fidelização com seu público”, finaliza Carlos Secron, CEO da Pontaltech.

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