Aug
18
17 de agosto de 2014 - 14:20

Quinta-feira-e-o-dia-da-semana-com-maior-indice-de-inadimplencia-televendas-cobranca

Pesquisa aponta até mesmo o horário mais propenso para o endividamento: entre 18h e 23h

Quase dois milhões de famílias paulistanas tinham algum tipo de dívida no mês passado. O endividamento está diminuindo, mas ainda é alto. Segundo pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor, realizada mensalmente pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) isso representa 49,6% das famílias paulistanas.

Outra pesquisa sobre inadimplência apontou qual o dia da semana concentrou o maior volume de endividamento no País. De acordo com a pesquisa nacional sobre liquidação de cheques realizada mensalmente pelo Telecheque, é a quinta-feira. O índice médio de inadimplência apresentado nesses dias foi de 3,13%, seguido pela segunda-feira, com 2,85%.

O levantamento revela ainda qual o horário com maior índice de endividamento médio do mês: entre as 18h e as 23h59, com 3,10%, valor 10% superior ao intervalo entre as 12h e as 17h59, segundo horário com maior percentual de inadimplentes (2,81%).

O diretor de Crédito e Risco da MultiCrédito (detentora da marca TeleCheque), Walter Alfieri, afirma que é muito comum que um dia particularmente estressante seja compensado com compras por impulso, seja no shopping, no supermercado ou até mesmo em um restaurante.

— Isso explica porque os maiores índices de inadimplência se concentrem às vésperas do final de semana e na segunda-feira, e em horários que coincidem com o término do expediente. Para refrear esse hábito de gastar por estresse e o consequente acúmulo de dívidas feitas por impulso, é preciso evitar as compras quando está se sentindo triste, frustrado ou ansioso.

Gastos maiores que ganhos

Pesquisa divulgada pela Nielsen revela que a classe média brasileira gasta 15% a mais do que ganha. Em média, esse grupo ganha R$ 2.924 mensais, mas gasta R$ 3.116 no período.

Além disso, outro estudo do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que 85% dos consumidores admitem fazer compras por impulso, ou seja, movidos por questões emocionais.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: