Mar
24

Reincidência da inadimplência é alta, diz Serasa

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: O Estado de S.Paulo
23 de março de 2014 - 14:05

Reincidencia-da-inadimplencia-e-alta-em-2013-televendas-cobranca

Por: Mário Braga

Apesar de estar em queda, a porcentagem de consumidores que quitam todas as dívidas e voltam a perder o controle financeiro no ano seguinte ainda é alta, segundo um levantamento divulgado pela Serasa Experian nesta quarta-feira, 12. Do total de pessoas que deixaram a lista de inadimplentes em 2012, 36,6% voltaram a atrasar as contas em 2013. Mesmo assim, o nível de reincidência é o menor em três anos. Foi de 38,9% em 2012 e de 39,4% em 2011.

Segundo a Serasa, 5,9 milhões de pessoas fecharam o ano de 2013 com pelo menos uma conta atrasada em mais de 90 dias. O número é maior que a população das cidades de Brasília e Salvador somadas e representa estabilidade em relação a 2012 (6 milhões). Esse cenário se manteve mesmo com indicadores econômicos favoráveis, especialmente no mercado de trabalho. A instituição destacou que nos últimos quatro anos a taxa de desemprego está em queda (de 6,7% em 2010 para 5,4% em 2013) e a renda do trabalhador tem crescido acima da inflação (3,8% em 2010, 2,7% em 2011, 4,1% em 2012 e 1,9% em 2013). “Temos uma boa tendência. O cenário econômico não justifica a inadimplência”, afirma o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro.

Do total de CPFs na lista de inadimplentes, mais da metade (52,9%) tem até duas dívidas atrasadas, 18,4% têm de cinco a nove contas em atraso e 8,8% possuem mais de 10 dívidas sem o pagamento em dia. Segundo Loureiro, o descontrole financeiro é um dos principais responsáveis pelo cenário de inadimplência no Brasil.

A falta de controle orçamentário está presente em todas as camadas sociais. De acordo com a Serasa, o número de pessoas com mais de 30% da renda comprometida com dívidas em aberto é significativo. Segundo Loureiro, acima desse porcentual não é prudente assumir novas dívidas. Mesmo assim, mais da metade das pessoas está nessa situação nas classes B (55,6%), C (66,8%) e D (68,8%). Apenas na classe A (39,5%), o número é inferior a 50%.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Tema muito importante para as empresas e para o cenario mercadologico como um todo, e ainda orientador no sentido planejamento financeiro dos consumidores. Então digo, adimplir um debito é uma questão de consciencia e idoneidade do cidadão, desde que este debito não tenha origem desonesta. ok.

    Reginaldopaz em 27 de março de 2014 - 16:36

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: