Mar
14

Saiba como contatar um consumidor inadimplente

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Consumidor Moderno
13 de março de 2018 - 18:10

Saiba-como-contatar-um-consumidor-inadimplente-televendas-cobranca

A Algar Tech apresenta suas características na utilização do Big Data para o setor de cobranças

Por: Marcelo Brandão

Na Algar Tech, a utilização do Big Data para o setor de cobranças ajuda na identificação de bons pagadores.  Com base no seu perfil de pagamento e histórico do comportamento definimos a estratégia de cobrança mais adequada”, diz Marco Aurélio Borges Matos, diretor de operações BPO e aplicações da Algar Tech.

Para Matos, não existe uma “receita pronta” para recuperação de ativos. Implantar o processo de Big Data faz parte da gestão da Algar Tech para entender o comportamento do consumidor e identificar as estratégias mais eficientes para cada faixa de atraso e negócio.

Segundo Matos, aportar tecnologias adequadas para as necessidades do negócio é fundamental, mas não é suficiente para tratar a atividade de recuperação de crédito. “É preciso entender o perfil de seus clientes e o produto a ser negociado, para só então definir a tecnologia mais adequada para abordar o cliente para negociação”, explica.

Como fazer o contato com um consumidor inadimplente?

Matos afirma que identificar o canal certo, o momento certo e a mensagem certa é o primeiro passo na abordagem do cliente inadimplente. “Em Big Data, conseguimos identificar qual canal é mais efetivo para determinado perfil de clientes e qual o melhor horário para o contato. Já a mensagem mais eficaz a ser passada para o cliente, pode ser aprimorada a partir de experimentos estatísticos onde o conteúdo, o público, o operador e outras variáveis podem ser controladas”, explica.

Treinamento

Mas, como são treinados os agentes de contato que lidam diretamente com esse tipo de abordagem? Segundo Matos, para desempenhar bem o papel de “cobrador”, é necessário conhecer bem o perfil e o comportamento do consumidor, entender suas prioridades e, além disso, entender como o mercado pode influenciar as suas decisões deste cliente. “ Este panorama de mercado é a base para que as técnicas de cobrança sejam aplicadas de acordo com o cliente”, revela.

De acordo com a Algar Tech, a companhia tem uma equipe especializada em treinamentos técnicos e comportamentais que direciona o trabalho da equipe e, acima de tudo, realiza um trabalho de “educação empresarial” para que, além da bagagem operacional necessária, as técnicas dos agentes de contato estejam voltadas para o cenário econômico atual.

Soluções

De acordo com a Algar Tech, as soluções para facilitar a recuperação e cobrança de valores devem estar cada vez mais próximas à realidade do público alvo. “Estas soluções estão disponíveis em diferentes meios de contato para garantir a acessibilidade de acordo com a necessidade e estilo de vida do consumidor como, atendimento humano, Whatsapp e Chat, por exemplo”, conclui Matos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: