Jan
21
20 de janeiro de 2021 - 17:03

Startup-conecta-clientes-advogados-e-so-cobra-atendimento-em-caso-de-vitoria-televendas-cobranca-2

Proposta da Justiça Express é tornar assessoria jurídica mais acessível

Imagine que você teve um conflito com uma pessoa ou empresa e pensa em processá-la. Sem saber se ganharia a ação e com medo de perder dinheiro, porém, acaba desistindo da ideia. Desde 2016, uma startup brasileira usa a tecnologia para evitar que situações como essa aconteçam. Por meio de uma plataforma inteligente, a empresa Justiça Express analisa, sem cobrar nada, os relatos de qualquer um que procurá-la. Os que configuram uma ação jurídica são encaminhados para advogados parceiros, que só cobram honorários em caso de vitória.

A startup foi criada pelo empreendedor e advogado Marcelo Callegari. Morando nos EUA há oito anos, ele diz ter se inspirado no ecossistema de legaltechs (startups da área jurídica) no país.

Em abril de 2016, com um investimento de R$ 350 mil, ele lançou uma primeira versão do site e começou a atuar no Brasil com apenas dois advogados cadastrados. Parte dos recursos veio do MAIAS Partners, fundo do qual ele é investidor.

Com o crescimento da demanda, passou a investir mais em tecnologia. Hoje, a Justiça Express usa recursos como inteligência artificial para analisar os relatos recebidos. Por meio de palavras-chave, o sistema é capaz de identificar o tema do problema, saber se ele motiva um processo e qual seria a chance de o cliente ganhá-lo na justiça.

Se “aprovado”, o caso é passado para um dos quase 3 mil advogados cadastrados na plataforma. A distribuição é feita de acordo com sua especialidade e disponibilidade. “Não há necessidade de contato físico primário entre o cliente e o advogado, e estamos desenvolvendo o sistema para facilitar ainda mais essa comunicação”, diz Callegari.

Graças à precisão do algoritmo e à seleção dos advogados parceiros, segundo o fundador, 99% das cerca de 300 ações encaminhadas até hoje foram ganhas. A maioria delas diz respeito ao direito da família, do consumidor ou a causas trabalhistas. A startup ainda não trabalha com ações criminais.

No caso de ações que resultam em indenizações, por exemplo, o honorário do advogado é descontado do valor ganho pelo cliente. Em outros, como em ações familiares, o cliente paga um valor determinado caso a causa seja ganha. “Como o algoritmo identifica a probabilidade de a ação ter êxito, o advogado aceita trabalhar com essa chance”, afirma Callegari.

Hoje limitada a clientes do estado de São Paulo, a Justiça Express planeja agora expandir a atuação para o restante do Brasil. Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília são algumas das regiões que estão na mira no momento.

A startup também planeja lançar um aplicativo e expandir os serviços para crimes de menor potencial ofensivo, como infrações de trânsito. O maior objetivo, segundo Callegari, é tornar os serviços jurídicos mais acessíveis às pessoas.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: