Feb
19
18 de fevereiro de 2019 - 18:12

Tenha-foco-e-estrategia-na-hora-de-realizar-a-cobranca-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

A inadimplência ocorre por diversos fatores, insatisfação do cliente por ver que o serviço ou produto contratado não foi entregue como o combinado, esquecimento da data do pagamento, desorganização financeiramente, desemprego, doenças dentre outros, assim o principal na hora de cobrar qualquer dívida é ter foco e estratégia para lidar com as diversas situações que podem surgir durante o contato.

O recuperador ou cobrador precisa aliar conhecimento, habilidade e inteligência emocional para persuadir o inadimplente para o pagamento da dívida ou realização de um acordo. Municiar-se de argumentos sustentáveis durante a negociação e evitar confrontos desnecessários com o devedor para não estragar o dia com os mais grosseiros é crucial.

Separei algumas dicas para auxiliar na hora de realizar a cobrança:

1. Não tenha medo de cobrar

A cobrança é um direito do credor, assim como o inadimplente tem uma série de direitos previstos em lei, seu contratante também tem garantia jurídica. O cuidado está no tratamento dispensado ao inadimplente. Seja discreto, atencioso e cordial ao relembra-lo da dívida e a importância em regularizar a pendência.

2. Acredite em você e no seu trabalho

Não basta cobrar é preciso acreditar naquilo que você faz. Tenha em mãos alternativas para oferecer, assim o inadimplente não terá muitas “desculpas” para não aceitar uma delas e cumprir com sua obrigação de efetuar o pagamento.

3. Esteja preparado para todas as situações

Imagine as possíveis desculpas que podem ser dadas e pense como refutá-las. Acertar a abordagem é importante para rebater rapidamente aquilo que o inadimplente disser, tornando a ligação mais eficiente.

4. Arme-se com os fatos

Esteja munido com todas as informações referentes à cobrança que será feita. Com os fatos em mãos, fica mais fácil manter a conversa sob controle. Se a conversa for por um caminho que você não planejou, dificilmente os resultados serão positivos.

5. Faça perguntas abertas

Evite perguntas simples, cujas respostas possam ser apenas sim ou não. A maneira como você busca extrair as informações pode fazer muita diferença.

6. Seja agradável e, ao mesmo tempo, permaneça no controle

Questões como o tom de sua voz afetam o caminho para o qual a conversa vai rumar. Se você for positivo e animador o outro lado pode responder melhor. Você deve mostrar que está no controle, sem entrar na defensiva.

7. Evite o confronto

Tente determinar se “aquela desculpa” para o não pagamento da dívida é legítima, mas não permita ser manipulado. Cuidado com os julgamentos precipitados.

Excelente trabalho a todos!!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: