Jun
02
01 de junho de 2016 - 18:08

Volume-de-dividas-atrasadas-com-agua-e-luz-bate-recorde-historico-televendas-cobranca

Contas não pagas no segmento representaram 17,9% do volume total da inadimplência, colocando o segmento em segundo lugar no ranking daqueles com mais débitos em atraso. Em primeiro estão bancos e cartões de crédito, com 27,2%

Dos R$ 239 milhões de dívidas atrasadas do país, registrado em março de 2016, o setor de utilities (fornecimento de água, luz e gás) representava 17,9% deste total. Trata-se da mais alta participação alcançada pelo segmento desde junho de 2014, quando o levantamento passou a ser feito pela Serasa Experian. Em março do ano passado, as dívidas no setor somavam 15,1% do montante.

Outro segmento que ultrapassou os percentuais anteriores foi o de serviços que, pela primeira vez, participou com 11,4% do total dos débitos em aberto. Em março/2015, serviços registrava 9,0% do total de contas não pagas no Brasil.

Já os débitos atrasados com bancos e cartão de crédito representaram 27,2% do valor total da inadimplência, em março de 2016, e mantêm o segmento em primeiro lugar no ranking dos mais afetados. Em março de 2015, o percentual de participação era de 30,7%. Empresas de telefonia detinham 15,1% dos R$ 239 milhões de contas não pagas em março/2016. Na apuração de março/2015, o percentual era de 16,5%.

Veja a tabela completa:

Volume-de-dividas-atrasadas-com-agua-e-luz-bate-recorde-historico-televendas-cobranca-interna-1

“Os mais afetados com a situação econômica atual são aqueles que vivem daquilo que recebem e não fazem nenhum tipo de reserva ou poupança financeira. Ao perderem o emprego, essas pessoas não conseguem honrar os compromissos financeiros e caem na inadimplência”, diz o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Segundo ele, o crescimento da participação de utilities no ranking da inadimplência entre os setores denota o agravamento da crise, uma vez que os consumidores tendem manter estes pagamentos em dia para não terem a interrupção da prestação do fornecimento.

Estudo da Serasa Experian revelou que, em março, o número de inadimplentes no Brasil chegou a 60 milhões, um recorde desde que a empresa passou a fazer o levantamento, em 2012.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: