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18 de abril de 2017 - 18:10

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A gestão de um call center ativo tem as suas dificuldades, assim como todo ramo de negócios. Mas nesse caso, existe a particularidade de ter que saber bem como abordar e tratar as pessoas que estão recebendo aquele contato, às vezes, indesejado.

Além disso, como um call center se trata de uma empresa como qualquer outra, existe o desafio de torná-la mais rentável. Pensando nestes aspectos, o post de hoje traz 5 dicas que podem ajudar a aumentar a performance das posições de atendimento. Confira!

1 – Aprender bem sobre as personas de cada produto

Em um call center ativo, mais importante do que todas as técnicas de venda padrão e as tecnologias disponíveis para o atendimento, é saber como tratar o potencial cliente a ser contatado. Para tanto, é extremamente necessário ter o máximo de atenção com a formação da persona a ser alcançada.

Na fase de planejar scripts e definir metas, deve-se elaborar um virtual cliente em potencial daquele produto a ser trabalhado, e dedicar treinamento necessário para que, na prática, os agentes consigam conversar com aquela pessoa de forma mais familiarizada, com toda a sensibilidade desenvolvida para que o contato seja o mais bem recebido possível.

2 – Estar sempre de olho nos relatórios

Para saber se o seu trabalho baseado em um call center ativo está trazendo os resultados desejados, é importantíssimo que os relatórios de atendimento estejam devidamente preenchidos, e que sejam acompanhados pelos gestores com bastante atenção.

Isso vai permitir que as melhores decisões a respeito do direcionamento das ligações sejam tomadas, de forma a buscar uma atuação que traga melhores resultados. Mas para tanto, é necessário em primeiro lugar contar com um sistema que possa gerar estes relatórios, além do treinamento necessário para os colaboradores.

3 – Prestar atenção nas gravações

Uma ferramenta fundamental para um call center ativo é um sistema que permita que as conversas sejam gravadas. Além dos aspectos legais, ter o registro dos diálogos é algo vantajoso no sentido de poder comparar os contatos que foram mais bem-sucedidos com os que não apresentaram êxitos em seu objetivo, de modo a unificar estratégias e corrigir possíveis erros.

4 – Conhecer o produto

Além do bom trato com a pessoa a ser contatada e o fornecimento das soluções adequadas para a gestão dos resultados, é importantíssimo que o agente possua o pleno conhecimento do produto a ser trabalhado. Um call center ativo com bons resultados, é aquele em que o profissional designado para realizar as ligações consegue ser eficiente e autônomo ao falar com o cliente sobre todas as particularidades a respeito das mercadorias ali tratadas. Isso dá credibilidade para a marca e, consequentemente, traz melhores números para o call center.

5 – Treinar os colaboradores

Já citamos a importância da sensibilidade com o trato dos clientes e do conhecimento a respeito das mercadorias. Além disso, existe a necessidade de os colaboradores estarem atentos quanto à eficiência nas ligações. O foco deve ser em apresentar soluções de forma ágil, o que aumenta a produtividade do empreendimento, mas nunca se esquecendo da prioridade de qualquer empresa, que é a qualidade dos serviços.

E você? O que acha que poderia tornar um call center mais bem-sucedido? Aproveite os comentários e converse com a gente a respeito!

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