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09 de julho de 2019 - 17:02

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Apostar em uma carteira diversificada em um call center significa, em termos bem simples, atender a diversos clientes e setores. Em vez de depender de um único contrato, a central trabalha para ampliar a sua atuação.

Ter esse cuidado é fundamental, especialmente em um setor em que não é raro ver quem dependa exclusivamente de uma única possibilidade. Nesse artigo, apresentamos a importância dessa diversificação para reduzir seus riscos e aumentar as chances de sucesso.

Veja a importância de ter uma carteira diversificada no call center para vendas!

Por que ter uma carteira diversificada no call center para vendas?

Ao não depender de um único segmento de mercado ou, mais grave ainda, de apenas um cliente, o call center ganha mais segurança.

O motivo é muito simples: depender quase que exclusivamente de um único cliente faz com que qualquer modificação ou alteração gere impactos intensos na central.

Além disso, expandir para mercados diferentes garante menos perdas com possíveis impactos e alterações de mercado, especialmente nas áreas focadas para nichos específicos.

Um call center de vendas que trabalhe apenas com o varejo, por exemplo, provavelmente sentirá muitos impactos durante uma crise econômica. Ao diversificar para a área de bancos, há riscos menores.

Outra importância da diversificação se relaciona à possibilidade de crescimento. Ao trabalhar com clientes variados, a experiência de mercado aumenta, assim como o fortalecimento. Ao prestar serviços para um número maior de empreendimentos, há maiores chances de desenvolvimento e expansão.

Como executar essa diversificação?

Para aproveitar todas essas vantagens é fundamental que a diversificação seja executada da maneira correta. Para isso, algumas estratégias são especialmente úteis e uma delas é a atuação blended ou mista, onde se tem a junção de ativo e receptivo num mesmo grupo.

Por meio de URAs é possível identificar a fila de atendimento e a taxa de ocupação, de modo a fazer ligações ativas em momentos propícios. Esse aumento de produtividade permite que mais negócios sejam atendidos, favorecendo a diversificação.

Outra questão diz respeito à busca por nichos específicos e promissores. As chances de consolidação permitem que o call center se beneficie e se mantenha seguro, sendo menos afetado por fatores externos.

Também é fundamental garantir a otimização dos processos da central de atendimento e vendas. Isso significa não apenas empregar tecnologias altamente integradoras, mas, também, mudar a forma como a equipe atua.

Ao oferecer um treinamento completo e voltado para vários segmentos, os recursos humanos ficam mais preparados para atuar com qualidade e produtividade.

Quais são os efeitos em longo prazo?

Diversificar a carteira não tem a ver apenas com questões pontuais ou em médio prazo. Há grandes e positivos impactos no longo prazo e o maior deles é a robustez da empresa. Com a diversificação, há maior garantia de que crises e dificuldades serão menos impactantes.

Isso faz com que essa atuação esteja diretamente ligada à gestão de todo o empreendimento. Se o call center se preocupa com esse ponto, provavelmente age de maneira estruturada em vários outros pontos considerados fundamentais, de modo a deixar a atuação mais competitiva e capaz de vencer os obstáculos rumo à continuidade.

Com uma carteira diversificada, o call center fica mais seguro, tendo uma atuação ampla e com maiores chances de sucesso.

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