Mar
14

Supervisor de Call center: o que ele deve fazer

por: Afonso Bazolli
fonte: Novax Telecom
13 de março de 2018 - 18:08

Supervisor-de-call-center-o-que-ele-deve-fazer-televendas-cobranca

Na maioria das vezes, quando falamos sobre um call center, as atenções ficam voltadas para os operadores e os processos realizados. Essa preocupação se deve, principalmente, ao fato de eles serem a “linha de frente” que lida diretamente com os clientes e influencia diretamente em sua satisfação.

Entretanto, existe um outro profissional que é fundamental para que os objetivos sejam alcançados: o supervisor de call center. Continue a leitura e saiba mais sobre a sua importância na gestão.

Afinal, o que faz um supervisor de Call center?

As principais funções de um supervisor de call center são: liderar e monitorar uma equipe de call center, fazer o acompanhamento e gestão dos indicadores de desempenho do time e dos processos, identificar planos de ação de correção de problemas, identificar pontos de melhorias e garantir que as metas traçadas sejam alcançadas.

Além dos aspectos técnicos relacionados à rotina do departamento, por muitas vezes o supervisor também precisa lidar com as questões referente à liderança de uma equipe, resolvendo conflitos, lidando com a motivação e se relacionando com sua equipe, por exemplo.

Quais características e habilidades são necessárias?

A respeito das habilidades de um supervisor de call center, podemos dizer que as principais são:

  • Capacidade de liderança;
  • Visão analítica;
  • Orientação voltada a resultados;
  • Conhecimentos em planilhas;
  • Capacidade de planejamento em curto, médio e longo prazo;
  • Boas habilidades interpessoais;
  • Manter a motivação própria e da equipe;
  • Desenvolver sua equipe – maximizando as qualidades e eliminando os pontos fracos;
  • Garantir a qualidade do serviço;
  • Capacidade para trabalhar sob pressão;
  • Garantir o cumprimento das metas traçadas.

Além disso, muitas empresas optam por supervisores que possuem ensino superior e já tenham experiência em liderar equipes.

Saiba quais são os 5 hábitos que prejudicam o seu call center agora mesmo!

Quais são as melhores práticas de gestão para esse profissional?

Uma das principais boas práticas que um gestor de call center pode adotar é a de realização de reuniões matinais, passando as orientações necessárias para a realização do trabalho, mas, sobretudo, focando na motivação de sua equipe. Uma boa opção para se fazer isso é realizando alguns minutos de ginástica laboral antes de o expediente se iniciar.

Outro ponto importante é focar nas melhorias contínuas, que trarão benefícios para os processos e a forma como são executados, para os colaboradores, no exercício de sua rotina e para os objetivos. Entretanto, é preciso também alinhar as metas estipuladas com a realidade vivida pela equipe – visto que metas irreais ou impossíveis de serem alcançadas podem prejudicar a motivação da equipe.

Como podemos ver, o trabalho do supervisor de call center envolve questões técnicas importantes, que influenciam diretamente nos resultados, mas também requer habilidades de relacionamento e liderança, extremamente necessárias para a gestão da equipe. Para isso, é preciso ter em mente que, por mais que a execução dos processos seja importante, são as pessoas as principais responsáveis por garantir a qualidade estimada.

O que achou desse artigo de hoje? Aproveite e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e faça com que seus amigos também conheçam a importância do supervisor de call center em uma gestão!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Foco sempre nas metas organizacionais,obtendo sempre um clima de trabalho agradável entre seus colaboradores,a motivação depende de todos,basta cada um fazer a sua parte .

    Antonio Tatajuba de Barros em 14 de março de 2018 - 10:38

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: