Oct
25
24 de outubro de 2021 - 12:02 - atualizado às 18:46

6-filmes-e-series-sobre-privacidade-televendas-cobranca-2

A privacidade e os debates que o tema gera são assuntos recorrentes e que geram bastante preocupação para as empresas e pessoas, principalmente quando se trata de sua violação. Dessa forma, assim como a fraude de identidade, a questão é uma frequente inspiração para a televisão e para o cinema.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais filmes e séries sobre privacidade. Continue a leitura para conferir.

Quebra de Sigilo (1992)

Sim, em 1992 já tínhamos filmes sobre privacidade digital. Quebra de Sigilo conta a história de um grupo de hackers que acabam sendo chantageados pelo governo norte-americano para recuperar uma caixa preta, que esconde um grande segredo de cibersegurança.

O Jogo da Imitação (2014)

O filme conta a história de Alan Turing (interpretado por Benedict Cumberbatch), estudante da Universidade de Cambridge recrutado pela agência de inteligência britânica MI6 para criptografar códigos nazistas, incluindo o célebre “Enigma”.

Junto com sua equipe, Turing analisa as mensagens e constrói uma máquina para desvendar suas codificações, tornando-se um herói. Porém, em 1952, ele passou a ser perseguido pelas autoridades por ser homossexual — considerado o pai da computação, Turing acabou morrendo na prisão em 1954, aos 41 anos.

Hacker (2015)

O longa-metragem acompanha Nick Hathaway (Chris Hemsworth), hacker condenado a 15 anos de prisão por cometer crimes virtuais. Na prisão, ele encontra uma maneira de diminuir sua pena ao descobrir que parte de um código que criou na adolescência foi utilizado para um ataque terrorista na China. A partir daí, Nick e um amigo embarcam em uma caçada para encontrar o grupo terrorista responsável.

Mr. Robot (2015)

Composta por 4 temporadas, a série conta a história de Elliot (Rami Malek), engenheiro de segurança virtual que, durante a noite, atua como hacker. Sua vida sofre uma reviravolta quando é recrutado pelo líder um um misterioso grupo, que visa destruir a instituição na qual Elliot trabalha. Motivado por suas crenças pessoais, o protagonista embarca na missão de arruinar a empresa que agora apenas finge proteger.

Privacidade Hackeada (2019)

O documentário da Netflix mostra como dados de milhões de pessoas foram hackeados do Facebook por meio de um jogo de perguntas e respostas: a empresa de consultoria Cambridge Analytica, contratada para a campanha presidencial de Donald Trump, teve acesso a dados privados dos usuários da rede social graças a um quiz.

O escândalo é recontado pelo viés da história do professor David Caro, que descobriu que seus dados e de milhares de outras pessoas haviam sido roubados para a criação de perfis políticos, com o intuito de influenciar as eleições de 2016.

O Dilema das Redes (2020)

Outro documentário da Netflix sobre privacidade é O Dilema das Redes, que aborda o perigo que a coleta de dados através das redes sociais e aplicativos pode causar nos usuários e na sociedade, como o uso de informações de navegação e pesquisa para a exibição de anúncios.

Filmes e séries sobre privacidade retratam muitos dos debates mais atuais sobre o tema, refletindo várias preocupações das organizações e indivíduos no que diz respeito à segurança digital. Estamos cada vez mais imersos no online, compartilhando — muitas vezes sem ter plena ciência disso — nossas informações pessoais. Portanto, pessoas e empresas precisam estar sempre atentas ao assunto.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: