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25 de julho de 2021 - 17:04

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Com os avanços tecnológicos e a praticidade nas compras no ambiente digital, surge uma nova preocupação para as empresas no e-commerce, a segurança nas transações de pagamentos

Estima-se que uma pessoa é vítima de fraude a cada 14,8 segundos, de acordo com dados oficiais do Serasa. Com o aumento crescente das compras online e via app, vários golpes passaram a acontecer, que variam desde a coleta indevida de dados pessoais no ato da compra até o roubo dos dados dos cartões de crédito armazenados nos sites.

Mas, quais medidas devem ser adotadas para evitar as fraudes por terceiros?

Em primeiro lugar, é fundamental investir em ferramentas que analisem os riscos nas transações, verificando se os dados de cadastro estão de acordo com as informações dos cartões de crédito inseridos no ato da compra.

Entre os procedimentos mais seguros estão a consulta do CPF no sistema da Receita Federal e outros órgãos de proteção ao crédito, principalmente, nas compras de valores elevados que envolvam a opção de parcelamento.

Outro ponto importante são os dispositivos antifraude, como análise de IP, endereço de entrega, e-mail e dados cadastrados.

Para assegurar as compras e combater às fraudes é essencial meios de pagamento e certificados digitais que codificam as informações preenchidas pelos clientes, para que os dados não vazem e sejam usados de forma indevida.

É importante investir em um site que ofereça proteção criptografada na transferência de dados entre o computador e servidor para identificar se os padrões de compra possuem uma linearidade.

De acordo com Renato Galletti, gerente de marketing e inside sales da Yapay, plataforma intermediadora de pagamentos e unidade de negócios da Locaweb, “nem todo e-commerce tem infraestrutura para identificar as fraudes nas compras, mas, felizmente com a ajuda da tecnologia, é possível contratar intermediadores de pagamentos, que fazem de forma integrada a análise de risco dentro das questões legais, sobre a proteção dos dados assegurando os processos de compra para as lojas virtuais”, afirma.

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