Apr
03

Aumenta uso do cartão de crédito para quitar dívidas

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Folha de Londrina
02 de abril de 2013 - 16:03

Aumenta-uso-do-cartao-de-credito-para-quitar-dividas-televendas-cobranca

Número de consumidores que pagam as contas com o dinheiro de plástico chega a 36,4%; economistas alertam sobre as altas taxas de juros

No momento de pagar as dívidas, o consumidor brasileiro não tem dúvida: utiliza o cartão de crédito. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Federação de Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ). De mil pessoas entrevistadas, 364 afirmaram que usam o ‘‘dinheiro de plástico’’ para quitar dívidas, uma alta de 41,6% em comparativo ao mesmo período do ano passado. O resultado inclui informação sobre pagamento à vista e parcelado com a cobrança de juros.

No Paraná, um levantamento desenvolvido pela Fecomércio do Estado mostra que 87,3% dos curitibanos estão endividados. Destes, 50% possuem dívidas no cartão de crédito, superando de longe outras opções, como financiamento de carro (27,2%) e de casa (11,1%).

Para o professor de economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Adilson Volpi, esta decisão tomada pelo consumidor é extremamente complicada. Num dos casos, como para pagamento de boletos bancários por exemplo, algumas instituições cobram taxas para efetuar o pagamento com cartão. ‘‘Esta taxa por si só pode ser mais elevada do que os juros cobrados pelo pagamento do boleto atrasado. É preciso fazer esta conta antes do pagamento’’, relata Volpi.

O economista compara esta manobra como uma espécie de financiamento. Mas com um detalhe: correndo o risco, no caso de não quitar integralmente a fatura no mês posterior, de pagar a taxa de juros considerada a ‘‘mais cara do mundo’’. ‘‘A taxa varia de 6% a 10% ao mês no País’’, salienta o professor.

Geralmente, quem está utilizando o cartão desta forma já está pensando em protelar um dívida que não está conseguindo liquidar. Volpi explica que muitas vezes é mais interessante negociar o que está devendo, do que ‘‘repassar o problema para o cartão’’. ‘‘Quando chega neste ponto, o consumidor está descontrolado. Vejo isso quase como um caráter suicida, na qual há uma maior possibilidade de potencializar o problema do que resolvê-lo’’.

Para o especialista, o cartão de crédito é uma ferramenta interessante para quem está controlado financeiramente. Ele funciona como um facilitador das compras, evitando certas burocracias com o comércio. ‘‘O problema, é que a minoria dos brasileiros sabe usá-lo de forma correta e acaba entrando em dívidas gigantescas’’, conclui.

Paraná

A pesquisa feita pela Fecomércio-PR também mostra outras características dos consumidores curitibanos. Uma delas é que dos entrevistados endividados, 47,1% possuem dívidas acima de 10 salários mínimos.

Em relação ao comprometimento da renda para o pagamento destas dívidas, 80% afirmam que elas estão tomando de 11% a 50% do que ganham mensalmente. 35,8% estão comprometido com tais pendências por mais de 12 meses.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: