Apr
17

Bancos criam canais virtuais para financiamento

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Valor Econômico
16 de abril de 2014 - 18:00

Bancos-criam-canais-virtuais-para-financiamento-televendas-cobranca

Por: Elenice Lombardo

Com o objetivo de oferecer mais serviços aos seus clientes e aumentar a carteira de financiamentos, alguns bancos investem em sites especializados na comercialização de empreendimentos imobiliários. O Grupo Santander adquiriu em 2010 o portal WebCasas. E o site Bradesco Imóveis está no ar há seis anos.

“Além de atender à crescente demanda de público que busca comprar, vender ou alugar imóvel por meio da internet, o WebCasas é uma ótima ferramenta para incrementar o relacionamento do banco com imobiliárias e incorporadoras”, afirma Fabrizio Ianelli, superintendente de Negócios Imobiliários do Santander. Ele explica que o trabalho visando essa parceria com empresas do ramo imobiliário, a fim de prospectar gente que precisa de financiamento, sempre foi realizado. “Até hoje, temos uma equipe de cerca de 200 consultores externos que dá início a esse contato com visitas às imobiliárias. Com o portal, a adesão delas chega a 100%”, calcula.

Com atuação principalmente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – intensificada nas capitais -, o WebCasas abrange todo o país e tem a pretensão de crescer em todas as regiões. Quem busca um novo lar ou negócio tem acesso a dados comuns a esse tipo de site, como fotos, localização, área útil, faixa de preço, número de quartos e/ou de suítes, vagas de garagem etc. Além disso, o portal traz notícias sobre o setor imobiliário e conteúdo informativo sobre decoração, design e construção. E, claro, o interessado pode calcular virtualmente quanto vai pagar caso precise financiar o imóvel.

“Cerca de 30 a 40 financiamentos mensais realizados pelo Santander são originados nessa plataforma”, informa Ianelli. “E não podemos esquecer que o portal é um serviço a mais para nosso grande ativo, os 10 milhões de correntistas”, ressalta o executivo. Entre os números do WebCasas, estão: mais de 4,5 mil imobiliárias cadastradas; mais de 750 mil imóveis anunciados; mais de 4 milhões de visualizações/mês; 50 mil contatos gerados/mês; cerca de 400 solicitações mensais de informações sobre financiamento imobiliário com o banco; possibilidade de 30% de conversão em negócios para o banco.

Apesar de satisfeito com os índices do portal de imóveis do Santander, Ianelli ainda vê a internet como um meio otimizador e não como o fim para a realização de negócios. Ou seja, ele acredita que o contato pessoal com a imobiliária ou corretor e o agente financeiro, para fechar o financiamento, vai continuar existindo por muito tempo. “Portais americanos mais avançados, que visam usar a tecnologia para fazer venda direta, ainda alcançam resultados muito tímidos”, destaca ele.

Lançado em setembro de 2007, o site Bradesco Imóveis tem números menores: 1.945 imobiliárias/incorporadoras cadastradas e aproximadamente 126 mil ofertas de imóveis. Destas, 89 mil referem-se a apartamentos, 23 mil são de casas e 14 mil de terrenos e outros tipos de empreendimentos, como flats, lofts, studios, coberturas. A média mensal de visualizações é de 70 mil. “Trata-se de um canal com tendência de crescimento, pois reúne em um único lugar informações sobre as modalidades de financiamentos e oferta de imóveis dos parceiros imobiliários”, afirma José Ramos Rocha Neto, diretor da área de empréstimos e financiamentos do Bradesco.

“Estamos investindo para aumentar o número de parceiros imobiliários e, consequentemente, o número de oferta de imóveis, assim como para torná-lo mais interativo e simplificado”, afirma. Intensificar a divulgação e mostrar as facilidades desse canal na mídia estão entre as estratégias de expansão.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: