Mar
27

Bancos personalizam crédito para carro

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Folha de S.Paulo
26 de março de 2014 - 18:05

Bancos-personalizam-credito-para-carro-televendas-cobranca

Instituições financeiras associadas às fabricantes criam novos planos para atrair o consumidor e elevar as vendas

Chevrolet permite diluir valor de revisões nas prestações do veículo; para a VW, mês de IPVA pode ter parcela menor

Por: Gilmara Santos

A queda na venda de carros nos últimos meses e a restrição ao crédito nos bancos de varejo levaram as montadoras a adotar novas estratégias.

Entre essas estão planos de financiamento com características incomuns, voltados principalmente a compactos, cujo segmento sofre mais em momentos de retração.

A Chevrolet, por exemplo, lançou o plano Tranquilidade, que prevê parcelas relativamente baixas, prazo de pagamento de dois ou três anos e ainda inclui os gastos com revisões do veículo até 40 mil quilômetros. A entrada é a partir de 30% do valor do carro e outros 30% podem ficar para o fim do parcelamento.

O Banco VW permite flexibilidade no fluxo de pagamento das parcelas, com a possibilidade de programar a quitação das prestações do financiamento de acordo com o orçamento do cliente.

“A pessoa pode pagar menos quando tiver despesas como o IPVA e optar por parcelas maiores em períodos de renda extra, como o 13º salário”, explica a gerente de marketing do banco, Renata Giannini. O plano prevê até 15 parcelas com prestações reduzidas, desde que sejam superiores a R$ 99.

Alguns lançamentos têm planos diferenciados. O novo Renault Logan (a partir de R$ 28.990), por exemplo, pode ser adquirido em 72 meses, com entrada de 25%.

“A taxa é a partir de 1,24% ao mês. A ideia não é sufocar o cliente com juros, mas atuar para melhorar as vendas”, diz Dominique Signora, diretor-geral da financeira do grupo.

Planos que fogem do padrão ou agrupam diversos outros serviços são tentadores, mas dificultam a comparação de custos com financiamentos tradicionais.

“Até o juro zero requer atenção, porque muitas vezes camufla o valor real do carro, que à vista é geralmente ofertado com desconto”, diz Samy Dana, colunista da Folha e professor da FGV.

A ofensiva da indústria para incentivar as vendas fez a liberação de financiamento pelos bancos das montadoras saltar de 53% no ano passado para 60% do total de crédito liberado atualmente para a compra de carro. “A participação maior se deve às taxas subsidiadas”, destaca o presidente da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), Décio Carbonari.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: