May
28
27 de maio de 2015 - 18:10

Bancos-podem-negar-credito-por-pontuacao-baixa-no-score-televendas-cobranca

Por: Marília Almeida

Dúvida do internauta: Tenho o nome limpo mas não consigo crédito por causa da minha pontuação no score. Os bancos podem fazer isso? Como faço para solucionar o problema?

Resposta de Ronaldo Gotlib*

Diversos consumidores já ingressaram na Justiça contra o cadastro interno, conhecido como score.

A prática consiste em investigar o histórico de crédito do consumidor (se já atrasou pagamento de contas ou ficou inadimplente, por exemplo), para que os bancos decidam se aceitam ou não o risco de conceder o empréstimo.

Mas esses critérios são considerados obscuros por muitos consumidores, já que podem levar em consideração apenas o fato de o consumidor ter atrasado contas há muito tempo ou ter ficado inadimplente apenas temporariamente.

O score verifica o histórico do consumidor independentemente do fato de seu nome estar, ou não, sujo, por conta de restrições de crédito nos bancos de dados como SPC e Serasa.

Mas as informações nestes bancos de dados não respeitam o prazo máximo de cinco anos no qual os nomes podem constar nestes cadastros, o que, segundo especialistas, vai contra os direitos assegurados por lei ao consumidor.

A instituição financeira tem o direito de selecionar os clientes para os quais irá conceder linhas de crédito, e não é obrigada a firmar contratos. O que se questiona é a imposição de uma penalidade perpétua ao consumidor.

Portanto, quem oferece empréstimos deve informar obrigatoriamente os motivos da decisão de negá-lo, e sofrer, se for o caso, penalidades por conta da recusa.

Não há como obrigar o banco a conceder o crédito, mas a instituição financeira pode ser obrigada a reparar os danos morais e materiais sofridos pelo consumidor.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: