Aug
12

Compensação de cheques por imagem tem solução

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Jornal do Comércio
11 de agosto de 2014 - 18:05

Compensacao-de-cheques-por-imagem-tem-solucao-televendas-cobranca

Ferramenta utiliza motores que automatizam todo ciclo do documento

Por: Patricia Knebel

Uma solução desenvolvida em Recife pela Stefanini Document Solutions é a primeira ferramenta antifraude do País criada especialmente para apoiar a compensação de cheques por captação de imagens. O DSAntifraud, como é chamada, faz a geração de algoritmos de criptografia partir do CMC7, um sistema numérico de 30 dígitos que fica localizado no canto inferior do cheque. Ali estão todas as identificações do correntista, como informações da conta, que são impressas na folha do cheque e confrontados no momento da compensação no caixa do banco.

O código de segurança CMC7 tem formato e tamanho definidos pelo banco, podendo ser numérico, alfabético ou alfanumérico. É possível fazer de 10 mil a 2 bilhões de combinações.

Assim, dois cheques da mesma conta em sequência geram códigos completamente diferentes, explica o CEO da Document Solutions, Paulo Tadeu. “Esses são alguns aspectos primordiais que comprovam a segurança da solução antifraude”, diz.

Todo ciclo é automatizado por motores inteligentes que utilizam a lógica das redes neurais, avaliando informações presentes e futuras. Os cálculos são feitos com base em todos os parâmetros do cheque, como conta, correntista e aspectos de morfologia.

Um motor gera um código impresso, junto com o número da conta; o outro verifica se todas as informações do cheque correspondem aos códigos gerados na impressão. Se existir alteração, o dispositivo aponta e manda para avaliação manual.

Tadeu explica que o DSAntifraud nasceu em função das novas demandas para o setor financeiro, que passou a seguir a determinação do Banco Central e a adotar a captação de imagens no processo de compensação de cheques. A partir da migração para o processamento sem papel, surgiram os riscos de fraude em cima das imagens. “Procuramos entender esse mercado a fundo. A inovação sempre esteve presente no nosso dia a dia e temos 30 motores lançados, para diversas funcionalidades, como processamento e verificação de assinatura”, observa. O produto está no mercado e o primeiro cliente, em processo de implantação, é o Banco Safra.

A Document Solutions iniciou as suas operações no Porto Digital, de Recife, e chegou ao mercado justamente para trabalhar com sistemas inovadores que apoiassem os agentes financeiros nesse processo de eliminação do papel no dia a dia. “Cerca de 90% do nosso time é formado por doutores e mestres, especialistas nesse tema”, relata. Em 2009, startup teve 60% da sua operação adquirida pela Stefanini, multinacional brasileira com 27 anos de atuação no setor de Serviços em TI.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: