Jan
14

Consumidores buscaram menos crédito em 2014

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Veja
13 de janeiro de 2015 - 18:07

Consumidores-buscaram-menos-credito-em-2014-televendas-cobranca

Segundo o Serasa, houve redução de 0,5% no índice que mede a demanda do consumidor por crédito. Trata-se do terceiro ano de desempenho fraco

O número de consumidores que buscaram crédito caiu 0,5% em 2014 na comparação com 2013, segundo o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito. Foi o terceiro ano consecutivo com fraco desempenho do indicador, destaca a instituição, após ligeira alta de 1,8%, em 2013, e retração de 3,1%, em 2012. Nos anos anteriores, de 2011 e 2010, houve elevações de 7,5% e 16,4%, respectivamente.

“A alta da inflação, os esforços do consumidor em reduzir seus níveis de endividamento e de inadimplência, a escalada das taxas de juros e do custo do crédito, a alta do dólar e o grau reduzido dos índices de confiança dos consumidores determinaram um desempenho negativo da demanda do consumidor por crédito no ano de 2014″, afirmam os economistas da Serasa, em nota.

No último mês do ano, a busca de crédito por parte dos consumidores avançou 1,4% ante novembro, na série sem ajuste sazonal. Na comparação com dezembro de 2013, o avanço foi de 13%.

Renda -  Em 2014, na análise por faixa de renda, o indicador mostra que a demanda por crédito caiu de forma mais acentuada na faixa de consumidores com renda mensal de até 500 reais por mês, com retração de 17,2%. Também houve diminuição na busca por crédito entre os que recebem mensalmente mais de 10 mil reais (-3,9%); os que têm vencimentos entre 5 mil e 10 mil reais (-3,8%); e entre aqueles que ganham entre 500 e 1 mil reais por mês (-1,0%). Apenas duas faixas de renda registraram acréscimo na busca dos consumidores por crédito: a de consumidores que ganham por mês entre 1 mil e 2 mil reais (+5,4%) e de consumidores que recebem entre 2 mil e 5 mil reais (+0,6%).

Regiões – Três das cinco regiões do país apresentaram diminuição na demanda os consumidores por crédito no acumulado do ano passado. A retração mais expressiva se deu no Sul (-3,4%), seguido pelo Norte (-2,2%) e pelo Nordeste (-2,1%). Já o Sudeste apresentou ligeiro incremento (+0,1%), enquanto na região Centro-Oeste, a alta foi de 7,5%.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: