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Crediário Terceirizado X Crediário Próprio

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Meu Crediário
08 de novembro de 2023 - 17:02

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Quais são as suas dúvidas em relação ao crediário? Está em busca de mais conhecimento para aplicar os melhores serviços para o seu empreendimento? Você está no caminho certo!

Quando um cliente me procura para entender mais sobre o sistema de crediário, uma dúvida muito comum que surge é em relação à diferença entre CREDIÁRIO TERCEIRIZADO e CREDIÁRIO PRÓPRIO? Você já sabe o que diferencia cada um desses modelos de crediário?

Se você tem um negócio com crediário, é imprescindível que você entenda mais sobre esse assunto, até para saber qual o melhor movimento que deve ser feito. E este artigo vai ajudar.

Tem interesse em saber sobre isso? Continue por aqui para conferir todas as informações.

Me acompanhe e boa leitura!

AFINAL, O QUE SIGNIFICA CREDIÁRIO PRÓPRIO E TERCEIRIZADO?

Fique tranquilo, que essa é uma dúvida realmente comum entre os lojistas. De forma simplificada, nós podemos explicar cada um desses tipos de crediário da seguinte maneira:

O QUE É CREDIÁRIO PRÓPRIO?

Um sistema de Crediário Próprio nada mais é do que uma forma de concessão de crédito vinculada integralmente ao negócio. Ou seja, é uma opção que permite parcelar suas vendas. Mas, quem administra e financia isso é você com os recursos próprios da sua loja.

Com o Crediário Próprio você é 100% o responsável pelo seu cliente. Isso costuma ser interessante, porque é uma forma de fazer com que os seus consumidores retornem todos os meses à sua loja para pagar o carnê e, caso atrase alguma prestação, os juros e multa virão diretamente para o seu próprio caixa. Na fase inicial do negócio é uma ótima escolha.

O QUE É CREDIÁRIO TERCEIRIZADO?

O Crediário Terceirizado é uma excelente solução para quem quer vender a prazo sem depender de cartão de crédito e, principalmente, sem precisar arriscar fluxo de caixa da loja.

Ele costuma ser indicado de acordo com o número de clientes que você tem em loja, isso porque, quando você atinge uma quantidade maior de vendas, utilizar uma empresa de financiamento para fazer o crediário terceirizado passa a valer mais a pena. Então depende.

Ou seja, no momento em que o negócio ainda é pequeno, o crediário próprio funciona bem, desde que a loja invista em análise de crédito e cobrança. Já com a expansão do empreendimento e o aumento do público, aumenta também a demanda por crédito. Quando chegamos nesse ponto, é interessante que a empresa que trabalha com o crediário próprio precise rever essas questões e busque diferentes recursos para financiar o seu consumidor.

COMO FAZER O MOVIMENTO DO TERCEIRIZADO PARA O PRÓPRIO?

Gosto sempre de explicar aos meus clientes que o Crediário Terceirizado deve ser usado apenas em momentos de necessidade. Afinal, com o Crediário Próprio você tem menos gastos e lucra mais com atrasos e juros no pagamento. Por isso, muitas pessoas chegam até mim para saber como fazer o melhor movimento para voltar para o Crediário Próprio.

Geralmente, empresários que querem migrar para o modelo de Crediário Próprio fazem essa escolha ao perceberem que a operação não rodou da forma que ele imaginava ou que as aprovações dos clientes foram muito reduzidas e houve uma perda de receita financeira.

Enfim, por esses e diversos outros motivos, é comum querer trazer a operação de crediário novamente para dentro de casa. Para fazer isso de forma segura, existem alguns pontos que precisam ser analisados para que todo esse processo ocorra da melhor forma possível:

PERCEBER AS VANTAGENS DE VOLTAR PARA O MODELO DE CARNÊ NA SUA LOJA COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DE TRAZER A RECEITA FINANCEIRA DE VOLTA.

Quando você tem um cartão de crediário, o seu cliente acaba sendo um cliente da empresa desse cartão e não diretamente para a sua loja. Então, esse movimento que você fez de terceirizar acabou afastando o seu consumidor. Então, quando você for trazer novamente o seu cliente para a operação, você precisa identificar se você vai ter acesso a essa base de clientes ou se você vai ter que pagar o preço novamente para criar a carteira de clientes.

Nesse aspecto, é MUITO importante você levar em consideração uma ferramenta de análise de concessão e score de crédito. Essa é a melhor forma possível para que você não sofra com a inadimplência, que pode ter sido um dos principais motivos de anteriormente você ter escolhido migrar para um modelo de crediário personalizado. Esse ponto é FUNDAMENTAL.

Portanto, sabendo definir através do score de crédito, a tendência é que a sua experiência com o Crediário Próprio se torne outra e você sinta muita facilidade de operar na sua loja.

Optando pelo Crediário Próprio, a inteligência de todo o processo passa a ser da sua loja. Por meio disso, é você que vai definir quais serão os seus limites e riscos que aceita correr.

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