Recentemente, vi uma reportagem na TV dizendo que as pessoas sem conta bancária movimentam R$ 817 bilhões anualmente no Brasil.
É realmente uma quantia considerável!
Todas essas pessoas possuem necessidades de consumo que muitas vezes não podem ser supridas apenas com o pagamento à vista.
E sem acesso aos serviços bancários, onde você acha que os chamados “desbancarizados” conseguem crédito?
Isso mesmo, no varejo!
É ao crediário das lojas que esse público recorre para poder parcelar o pagamento de um calçado, um vestido, um móvel ou um eletrodoméstico.
Muitos lojistas ignoram esse perfil de consumidor, achando que ele representa um risco maior de inadimplência simplesmente por não ter conta em banco.
Na verdade, se você tomar todas as precauções necessárias, conceder crédito para desbancarizados pode ser mais seguro (e mais lucrativo) do que vender no crediário para quem tem três cartões de crédito, por exemplo.
Continue a leitura que eu vou te explicar melhor por que isso acontece.
BRASILEIROS SEM CONTA EM BANCO JÁ SÃO 45 MILHÕES
Segundo o telejornal, temos no mercado brasileiro 45 milhões de pessoas sem conta em banco ou que não movimentam sua conta há mais de seis meses.
Particularmente, acredito que esse número seja ainda maior.
Afinal, quantos consumidores realmente utilizam suas contas para comprar algo no varejo?
Muitos possuem movimentação apenas para financiamento habitacional ou conta salário (sacam integralmente o dinheiro assim que recebem).
Mas, como disse, trata-se de uma opinião bem particular e sem base em números.
NÃO DEIXE DE CONCEDER CRÉDITO PARA DESBANCARIZADOS
De acordo com os dados expostos na reportagem, 86% dos consumidores desbancarizados são das classes C, D e E.
Se este público não tem acesso a crédito nos bancos, como você acha que ele faz para comprar a roupa para os filhos, o tênis de aniversário da esposa ou aquele óculos novo para o maridão?
Ele “empresta” direto na loja.
E o canal ideal para isso é nada mais, nada menos que o bom e velho crediário.
É como ouvi de um empresário certa vez:
O crediário próprio nada tem de “sexy” ou de inovador, mas “funciona que é uma beleza”!
Tudo vai depender de você conhecer bem o público-alvo da loja e adaptar seus produtos, preços e condições de pagamentos ao perfil do seu cliente.
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