Jul
02
01 de julho de 2013 - 19:28 - atualizado às 21:58

Cedito-pf-no-brasil-como-crescer-e-amadurecer-nos-proximos-anos-televendas-cobranca-oficial

Por: Fernando Manfio

O papel do Gestor nesse desafio

Sabemos que o crédito total no Brasil em relação ao PIB já atingiu 54%. O Crédito PF, no Brasil,  está em torno dos 16% do PIB ( 15,8% para ser mais exato em dezembro de 2012). Se ainda, excluirmos o crédito Imobiliário, esse indicador cai para 12% ( recursos livres). Nos EUA esse mesmo índice está em torno de 18%, segundo números do Federal Reserve.

Tem um ponto relevante nessa questão: no Brasil a maioria dos créditos são parcelados (~90%), o que forma uma carteira maior, nos EUA o cartão é relevante e os prazos não são longos.

De cara, já sabemos a grande oportunidade do momento: o Crédito Imobiliário no Brasil está apenas engatinhando em relação a outros países.

Cedito-pf-no-brasil-como-crescer-e-amadurecer-nos-proximos-anos-televendas-cobranca-interna-1

Mas o que significa isso?

Além da relação Crédito X PIB, temos que observar o potencial em volumes financeiros, ou seja sim, ainda podemos crescer mais, em quantidade e qualidade! Lembrando que os créditos já concedidos um dia deverão ser renovados, e aqui você tem um grande potencial em  tratar nossos clientes atuais.

Com relação ao amadurecimento do mercado, no contexto atual, os juros continuam caindo, efeito dos novos produtos,  do mix da carteira e da concorrência acirrada, e com isso, segue o SPREAD, 19% menor que dez/2011.

Inadimplência, no movimento contrario, 7% maior que o ano anterior (2012) e 38% mais alta que 2010!

Mas isso não significa necessariamente um movimento “ruim”, isso depende muito de cada negócio e da qualidade da Gestão.

Sim, podemos encarar tudo isso como um belíssimo desafio aos gestores pela busca da excelência e criatividade  em suas ações cotidianas!

Segue quadro extraído do RiskTrends, produto desenvolvido pela GoOn Consultoria especializada em Gestão de Riscos (ex- Witrisk).

Cedito-pf-no-brasil-como-crescer-e-amadurecer-nos-proximos-anos-televendas-cobranca-interna-3

Cedito-pf-no-brasil-como-crescer-e-amadurecer-nos-proximos-anos-televendas-cobranca-interna-2

Mas o que significa estarmos maduros, de verdade?

A tal maturidade continua sendo um estado de plena evolução, mesmo quando atingimos altos níveis de produção. O Crédito precisa e deve ser renovado em todos os sentidos, e principalmente, em sua gestão. De alguma forma ainda carecemos de um maior numero profissionais de gestão de riscos preparados para essa função. Crescer crédito, conceder mais , renovar e buscar novos mercados exige criatividade, conhecimento e ferramentas mais eficientes a cada dia.

A “profissão” gestor de risco ainda está em desenvolvimento no país, muito se aprende na prática sem grandes cursos específicos sobre o tema sendo oferecidos pelas instituições. Uma nova “safra” se iniciou há alguns anos, quebrando antigos paradigmas, porém sem todo o apoio “conceitual” necessário para a função.

Muitos novos “mercados” se abriram para esses profissionais que são cada dia mais valorizados e procurados. Cada dia mais os pilares de dinamismo/rapidez na decisão e entrega se combinam com qualidade  e “assertividade”, tudo ao mesmo tempo, na mesma ação.

E somos nós, profissionais da área, que comandamos isso tudo.

O POTENCIAL do nosso país ainda é grande para explorarmos esse mundo de crédito, seja nos produtos tradicionais, seja no crédito imobiliário que apenas mostra a cara no Brasil.

Interessado em saber mais sobre o mercado, experiências e analises dos gestores + experientes no Brasil? Comente!

Fernando Manfio é sócio-presidente da GoOn, consultoria voltada ao mercado de riscos , crédito e cobrança, engenheiro formado pela USP, “Coach” credenciado pela ICF ( International Coach Federation) e pela SBC ( Sociedade Brasileira de Coach), e autor do livro “O risco nosso de cada dia” ( Ed. Estação das Letras).

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: