Mar
15

Desafio do motor de crédito para redes de lojas

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Meu Crediário
14 de março de 2023 - 17:03 - atualizado às 17:37

Desafio-do-motor-de-credito-para-redes-de-lojas-televendas-cobranca-3

Você já utiliza o Motor de Crédito para qualificar as suas vendas? Já avaliou e/ou estabeleceu quais são as melhores Políticas de Crédito para fazer negócios mais efetivos?

Para quem administra uma rede de lojas de maior porte, com 10 ou até mais lojas, adotar o uso do Motor de Crédito pode fazer uma grande diferença nos resultados das vendas, aumentando significativamente a rentabilidade do negócio. Isso acontece porque ele permite que você trabalhe de forma muito mais segura e assertiva em toda a parte de concessão de crédito automatizada.

Entretanto, para que essa ferramenta funcione adequadamente e também proporcione todos os benefícios que desejamos, é muito importante que seja estabelecida uma boa aplicação das Políticas de Crédito. E, quando falo sobre essas políticas, me refiro a uma organização bem específica e bem avaliada, feita de forma horizontal, mas também vertical.

Ao entender como fazer isso, o lojista consegue trabalhar de forma mais segura, planejada e em diferentes praças, com diferentes níveis de risco. Tudo isso e ainda ajudar a estabilizar a inadimplência nas diversas unidades de uma rede, seja ela de médio ou grande porte.

Ficou interessado(a) em como fazer isso de forma efetiva? Me acompanhe por aqui porque vou explicar neste artigo todos os detalhes que você precisa saber para aplicar o Motor de Crédito de forma correta na sua rede de lojas. Vamos lá?

Para começar a entender melhor sobre esse tema que trouxe por aqui, você pode assistir ao vídeo que preparei ou continuar a leitura.

O que é motor de crédito?

O Motor de Crédito é um recurso que auxilia a tomada de decisões nas vendas, que podem ser de diferentes níveis de complexidade. Na verdade, ele é considerado um verdadeiro reforço para toda a operação. Isso porque essa ferramenta utiliza todo o potencial analítico para entregar diferentes decisões de acordo com o perfil de cada um de seus clientes, fazendo isso a partir de uma avaliação de uma série de dados que a sua empresa possui, tanto dos próprios clientes, quanto do mercado em geral.

Esse sistema aparece em toda a operação de concessão de crédito automatizada e trata-se, portanto, da tecnologia que analisa o risco do cliente e determina quais são os limites seguros para aprovar uma venda a prazo. Ou seja, garantir segurança é o principal objetivo.

Podemos dizer que o Motor de Crédito é formado por diferentes partes. Uma delas é o que chamamos de Score de Crédito, um modelo criado para analisar toda a sua rede de lojas. Na verdade, o Score de Crédito nada mais é do que uma base estatística elaborada a partir de diversas informações de milhares de vendas que aconteceram. Com esses dados, é feita uma análise estatística para identificar qual é o perfil de comportamento dessas vendas.

Além disso, dependendo do sistema onde o motor esteja instalado, os dados da análise são exibidos em um modelo simples de score de crédito que classifica o cliente em diferentes perfis de risco. Há, então, uma scoragem, que é uma pontuação.

Qual a diferença entre motor de crédito e score de crédito?

É muito comum que ocorra uma confusão entre esses termos sempre que falamos do Motor de Crédito do Meu Crediário!

Apesar de, a princípio, parecer um pouco com a lógica de um score para concessão de crédito, o motor do Meu Crediário funciona de maneira bastante diferente e mais assertiva. Na verdade, o Score de Crédito é como se fosse uma ferramenta que se encontra “dentro” do Motor de Crédito para auxiliar na análise dos clientes e, assim, estabelecer os limites de crédito.

Como estabelecer boas políticas de crédito?

As Políticas de Crédito são consideradas os principais desafios para implementar o Motor de Crédito. Isso porque lojas de médio e grande porte precisam criar políticas adequadas para toda a operação, além de algumas políticas personalizadas de acordo com o índice de inadimplência para garantir um melhor funcionamento desse motor.

E quando a gente fala do Motor de Crédito, temos que ter em mente que não devemos olhar mais a tomada de decisão dentro das lojas de uma maneira unicamente horizontal, mas sim de maneira horizontal e vertical. Ou seja, minha principal dica aqui é que você crie políticas adequadas para um agrupamento de lojas que possuem baixa, média e alta inadimplência.

Entretanto, pela ótica das Políticas de Crédito, quando a gente trata da operação com um Motor de Crédito, temos sempre que olhar como a principal informação qual é o perfil de risco que o seu cliente tem e, a partir disso, verificar qual é a operação que deve ser feita.

Ou seja, eu não olho mais apenas o que o birô de crédito retorna para mim. Essa, na verdade, é uma informação secundária. O que eu realmente vou verificar são todos os aspectos de concessão de crédito e vou olhar o perfil de risco que o cliente possui na loja.

Com base nesse perfil de risco, aí sim criamos as Políticas de Crédito para cada uma das operações. Isso permite que a gente deixe toda a configuração pronta na loja sem precisar de outras pessoas para fazer essa tomada de decisão, que poderia, então, não ser adequada ou até mesmo não ser segura para o seu empreendimento.

E é assim que a gente vai estabelecendo os melhores modelos de Políticas de Crédito, que vão variar de acordo com cada operação. Além disso, outra particularidade que cito aqui para que fique claro é que toda essa lista que nos referimos a gente já entrega para a loja. Com isso, você que trabalha conosco sai muito mais na frente na questão de velocidade de implantação. Afinal, a sua loja não vai precisar perder tempo criando políticas de crédito do zero já que temos tudo isso pronto.

Porém, vale ressaltar que, em determinadas operações, existe sim alguma regra ou então alguma situação que deverá ser vista pontualmente. Mas, com certeza, esse processo fica muito mais facilitado para você, não é mesmo?

Meu crediário:

E se você ainda não trabalha com os nossos serviços, te convidamos para conhecer o Meu Crediário. Por aqui, você pode ter acesso a excelentes especialistas que te ajudam a criar um Motor de Crédito da melhor maneira possível.

Uma coisa é certa: você beneficia muito o seu negócio e as suas vendas com esse serviço!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: