Nov
18

Empresas espiam redes sociais para conceder crédito

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Expresso
17 de novembro de 2013 - 14:04

Empresas-espiam-redes-sociais-para-conceder-credito-televendas-cobranca

Instituições de crédito no exterior começam a utilizar o Facebook, por exemplo, para decidir se devem emprestar dinheiro. Em Portugal, a situação ainda não acontece, pelo menos, oficialmente.

Por: Liliana Coelho

Já existem instituições que começam a usar as redes sociais para avaliar o risco de crédito, acreditando que plataformas como o Facebook podem ser uma ferramenta útil na hora de decidir ou não pela concessão de um empréstimo. Em Portugal, que se saiba, este cenário ainda não se verifica.

E são cada vez mais, as instituições financeiras que recorrem a consultas no Facebook, Twitter e a grupo de amigos dos candidatos a empréstimos para ver se descobrem, entre estes, maus pagadores, estendendo as pesquisas aos dados de contas no eBay ou na Amazon.

“Isto mostra que os seres humanos são realmente bons a conhecer quem é confiável na comunidade”, afirmou Jeff Stewart, co-fundador e presidente-executivo da Lenddo, uma das start-ups que promovem o acesso fácil a serviços financeiros.

A Kabbag também já aderiu a esta ferramenta, facilitando a acesso ao crédito por parte de pequenas e médias empresas, com recurso a informações das contas do PayPal, eBay, Facebook ou Twitter. Segundo a empresa, é possível em apenas sete minutos avaliar o nível de risco na atribuição de crédito.

Na Alemanha, a Kreditech chega a cruzar até oito mil dados antes de decidir conceder ou não um empréstimo. Além de analisar as redes sociais, a empresa verifica se o cliente dispendeu tempo a ler a informação sobre as condições do empréstimo no site do grupo, se preencheu o formulário com letras minúsculas ou só maiúsculas ou até se esta pedindo crédito a partir de um computador do trabalho ou de casa.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: