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21 de outubro de 2015 - 18:09 - atualizado às 19:59

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A velha máxima do “enquanto alguns choram, outros vendem lenços” nunca fez tanto sentido como no atual cenário político e econômico brasileiro. Afinal, enquanto o desemprego bate recorde após recorde, o empreendedorismo tem sido a alternativa de muitos brasileiros para garantir renda. “Por mais que a gene esteja em crise, vivemos um momento de oportunidades também, que é o crescimento do empreendedorismo. As pessoas deixam o trabalho e têm de se virar e este tema está bastante em pauta há três, quatro, cinco anos”, defende Isabela Cadena, gerente de Marketing e Comunicação Corporativa da Caixa Crescer.

De acordo com Isabela, 75% dos microempreendedores no Brasil são informais e têm renda de até três salários mínimos. As mulheres dominam o perfil: representam 64,8% de quem investe no negócio próprio. Um dado preocupante: 40% deste público não tem conta corrente, mas em contrapartida, movimentou R$ 826 bilhões na economia brasileira em 2014.

Criada com o intuito de intermediar a concessão de crédito para pequenos empresários – isso porque quem avalia e concede crédito é a Caixa Econômica Federal -, a Caixa Crescer conta com 750 orientadores de crédito, responsáveis por encontrar potenciais consumidores em suas residências ou locais de trabalho, e já apresenta resultados expressivos. Apenas no primeiro semestre deste ano, o programa intermediou a concessão de R$ 2,8 bilhões para microempresários, que em geral não têm CNPJ (97% ainda estão na informalidade) e que se concentram no Nordeste (52% dos clientes). “O mercado está fervendo. Há várias empresas trabalhando basicamente em quatro produtos, que são produtos de necessidade de microfinanças para este empreendedor, oferecendo microcrédito, microsseguros, cartão pré-pago e maquininhas”, continua Isabela.

Atualmente a instituição soma 360 mil clientes; intermediou 572 mil contratos de microcrédito de R$ 2.900 de tíquete médio; ofereceu R$ 1,2 bilhão em microcrédito; conta com 1000 colaboradores no total e detém 736 mil contratos de microsseguros (nas modalidades prestamista, vida e odontológico). “Nossos parceiros riem de orelha a orelha quando veem estes números, pois os sinistros praticamente não existem neste mercado”, conta a gerente de Marketing.

Além dos serviços financeiros, a preocupação da equipe da Caixa Crescer também é a orientação dos clientes, para garantir a sustentabilidade dos pequenos negócios. Assim, a empresa investiu em uma plataforma para oferecer cursos a distância, que em breve será lançada. “São 40 cursos em gestão de negócios em linguagem simples, como se fossem um bate papo. A gente acredita muito nesse produto e no impacto que ele terá no crescimento dos clientes”, finaliza Isabela.

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1 Comentário
  1. Achei esse artigo extremamente interessante.
    “enquanto alguns choram, outros vendem lenços” é perfeito e verdadeiro.
    Só sinto que a Caixa poderia divulgar mais esse tipo de serviço e não icar só no Nordeste, a onda de desemprego no sul e sudeste, as calamidades no sul, poderiam muito bem se valer desse credito para que as pessoas possam se refazer.

    Marime S, Veloso em 23 de outubro de 2015 - 10:44

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