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30 de outubro de 2016 - 14:15

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Mais que a conveniência de resolver tudo na palma da mão, clientes buscam cada dia mais soluções em que têm autonomia para resolver problemas relacionados a todo tipo de prestação de serviço. É neste contexto que as contas digitais ganham espaço, visto os principais bancos do País e algumas fintechs já oferecem esta opção aos clientes.

No Banco do Brasil, digitalizar produtos e serviços é uma obsessão desde 2014, ano em que a metodologia do trabalho foi repensada, desde a experiência do cliente, transferência de tecnologia da informação, novos métodos de trabalho, ecossistemas e até parcerias. “A nova cultura é ser digital de verdade”, conta Joaquim Venancio, líder de Produto Digital do BB.

Apesar da obsessão, como conta Venancio, pela inovação, o Banco do Brasil está atrás da concorrência quando o assunto é conta digital. A modalidade já foi lançada no mercado, porém já não está disponível para novas adesões. “Devemos ter esta opção nas próximas semanas. Temos um processo de transição interna para decidir o que é digital e o que não é. Há na internet uma conversa de que tiramos esta opção, mas se trata de transição e discussão interna”, justifica o líder de Produtos Digitais da instituição.

Joaquim Venancio, líder de Produto Digital do BB

Joaquim Venancio, líder de Produto Digital do BB

Restou ao banco público, então, potencializar investimentos em outras tecnologias. Lançado no ano passado, o novo aplicativo do BB foi usado por nove milhões de clientes, que movimentaram quase R$ 1 bilhão em transações. Outra inovação está no financiamento de veículos. “A concessionária tira uma foto da identificação o carro e aprovamos o financiamento na hora”, continua Venancio. “Em 2015, investimos milhões no aplicativo para evitar que o cliente assinasse papéis.”

Joaquim Venancio conta ainda que os estímulos à dinamização do portfólio do banco são constantes. Assim, o BB criou a Sala 8, espaço em que os funcionários trabalham em modo startup e podem propor novas soluções. Além do portal Pensa, que coleta ideias, o banco promove até a versão interna da Startup Weekend – evento global de empreendedorismo oferecido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o desenvolvimento ideias.

Das iniciativas internas surgiu, por exemplo, o aplicativo Trato, produzido para que pais possam fazer acordos com seus filhos: a cada tarefa cumprida, moedas são transferidas às crianças como recompensa, na tentativa de estimular a disciplina, obediência e educação financeira aos pequenos.

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