Criando um fluxo para chatbots de WhatsApp
Antes de criar um chatbot, você deve planejar o fluxo de mensagens. A melhor maneira de fazer isso é desenhar um mapa visual (um diagrama) dele. Você pode fazer isso facilmente com ferramentas como o draw.io. Essa ferramenta tem tudo que você precisa para desenhar um diagrama de fluxo. O processo é fácil e rápido, e o resultado é um mapa limpo e intuitivo dos diálogos do seu chatbot. Você também pode colaborar com sua equipe, o que é muito útil e prático.
Esta etapa é vital, pois ela definirá o percurso de comunicação do seu chatbot. Então, é muito importante tornar o fluxo de mensagens o mais intuitivo e direto possível. Nele, você pode incluir um menu inicial com possibilidades para o lead, tais como:
Fazer uma compra;
Entrar em contato com atendente;
Acessar a localização da empresa/loja.
Vamos conferir, agora, o processo criativo de um fluxo de mensagens para aplicação em chatbots de WhatsApp! Para isso, utilizaremos a ferramenta mencionada: draw.io.
Criando um chatbot de WhatsApp usando um template
Muitas tarefas desempenhadas por chatbots são recorrentes e contínuas para alguns tipos de negócios ou setores industriais. Nessas situações, você pode acelerar e simplificar bastante o desenvolvimento do chatbot usando um modelo/template. Os templates são fluxos de ação e programações pré-projetadas. Com eles, você pode alcançar seus objetivos mais rapidamente e a um custo menor. O Landbot é um exemplo de uma ferramenta que oferece vários templates de chatbot para o WhatsApp.
Você pode usar um dos templates disponíveis ou customizá-los no editor visual de acordo com suas necessidades e propósitos.
Crie chatbots de WhatsApp integrados ao ChatGPT
O ChatGPT é uma poderosa ferramenta de IA que permite que empresas de todos os tamanhos implementem automações complexas de interações com os clientes. Muitas plataformas de marketing integraram essa tecnologia, tornando-a disponível para seus clientes. Como resultado, existe uma ampla variedade de soluções acessíveis sem a necessidade de codificação para criar chatbots com tecnologia GPT.
A SendPulse é uma das plataformas que oferecem chatbots para o WhatsApp. A integração com o ChatGPT permite que seus chatbots do WhatsApp geram respostas inteligentes para suporte ao cliente (respostas que não foram pré-definidas anteriormente), reajam a mensagens de voz e gerem automaticamente fluxos completos de mensagens de chatbot do zero de acordo com as instruções do autor.
Para realizar a integração, basta criar uma conta no site da OpenAI e gerar sua própria chave de API. Depois, é necessário copiar e colar a chave no local indicado da plataforma de chatbots de WhatsApp da SendPulse.
Então, você poderá escolher a versão do ChatGPT que desejar integrar ao seu bot, assim como os direcionamentos que o bot terá para realizar interações. Você pode, por exemplo, dizer que o bot deve oferecer informações sobre os produtos da sua empresa quando entrar em contato com um lead ou cliente, ou dizer que o bot deve analisar a fala do cliente e se adequar a ela. As possibilidades são infinitas!
Suporte ao cliente via chatbots de WhatsApp
Os chatbots de WhatsApp são populares por oferecerem suporte ao cliente de forma conveniente e eficiente. Com a ampla adoção do WhatsApp como um canal de comunicação preferido, os chatbots podem ser integrados diretamente nessa plataforma amplamente utilizada, permitindo que as empresas alcancem seus clientes de forma rápida e conveniente.
Os chatbots são capazes de fornecer respostas instantâneas e personalizadas a consultas comuns dos clientes, oferecendo suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso proporciona uma experiência de atendimento ao cliente aprimorada, reduzindo o tempo de espera e fornecendo resoluções rápidas para as necessidades dos clientes.
Além disso, os chatbots de WhatsApp são capazes de lidar com um grande volume de consultas simultaneamente, garantindo que nenhum cliente seja deixado sem resposta. Eles podem ser programados para fornecer informações básicas, orientar os clientes em suas jornadas de compra, oferecer recomendações personalizadas e até mesmo realizar transações simples, como reservas ou compras, inclusive favorecendo a decisão de compra ao incluir opções de pagamento na própria conversa.
Agende compromissos usando chatbots de WhatsApp
Empresas que desejam simplificar e automatizar o processo de agendamento de compromissos também podem se beneficiar muito com o uso de chatbots. A integração de um bot no WhatsApp permite que as empresas ofereçam aos clientes a possibilidade de agendar compromissos diretamente por meio do aplicativo de mensagens.
Os chatbots podem ser programados para interagir com os clientes de forma natural, fazendo perguntas pertinentes sobre o tipo de compromisso desejado, disponibilidade de datas e horários, e até mesmo fornecendo opções disponíveis para seleção. Isso proporciona conveniência, permitindo que o agendamento de compromissos de forma rápida e fácil, sem a necessidade de ligar ou enviar e-mails.
A Infobip oferece um serviço voltado a essa função, permitindo que bots de WhatsApp possam ser usados para agendamento de compromissos, reagendamento, visualização de datas vagas. Com a Infobip, é possível garantir que seus chatbots de WhatsApp serão um recurso prático e intuitivo para marcar atividades e organizar a agenda.
Gerador de links para divulgação de chatbots de WhatsApp
Links clicáveis podem levar seu público diretamente para a sua conta do WhatsApp. Esses links podem ser compartilhados em sites, nas suas redes sociais ou outros canais digitais, permitindo que leads e clientes iniciem uma conversa com a sua empresa no WhatsApp em apenas um clique. E você também pode criar um link desse tipo para o seu chatbot, tornando-o muito mais acessível e fácil de divulgar seus serviços/produtos.
O gerador de links do WhatsApp é uma ferramenta gratuita que possibilita criar um link para o seu bot de WhatsApp. Com a ferramenta, você é capaz de gerar um link para o seu chatbot em segundos. Desse modo, pode divulgá-lo com facilidade e aumentar a visibilidade do seu canal de atendimento.
Leve sua estratégia de chatbots de WhatsApp ao máximo de seu potencial
Os chatbots de WhatsApp são um recurso poderoso e eficiente que oferece uma variedade de benefícios para as empresas. Eles proporcionam uma comunicação rápida e conveniente com os clientes, oferecendo suporte 24/7 e respostas instantâneas. Também podem automatizar tarefas repetitivas, como o agendamento de compromissos, liberando a equipe para lidar com questões mais complexas.
No entanto, para tirar o máximo proveito dos chatbots de WhatsApp, é recomendável utilizá-los em conjunto com outras ferramentas. O uso de um mapa visual do fluxo de mensagens, por exemplo, permite um planejamento mais eficiente e uma compreensão clara das interações com os clientes.
A utilização de modelos pré-definidos agiliza o desenvolvimento do chatbot, especialmente em casos de uso comuns. Além disso, a integração com plataformas como o ChatGPT enriquecem as capacidades do chatbot, permitindo respostas inteligentes, reações a mensagens de voz e geração automatizada de fluxos de diálogo.
Portanto, ao combinar os chatbots de WhatsApp com essas ferramentas adicionais, as empresas podem aprimorar ainda mais sua eficiência, capacidade de atendimento e alcance. Essa abordagem integrada permite aproveitar ao máximo o potencial dos chatbots, oferecendo experiências excepcionais aos clientes e impulsionando o sucesso dos negócios.
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