Feb
11

FIDC: Postalis contrata PwC para leiloar carteira de crédito

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Valor Econômico
10 de fevereiro de 2016 - 18:08 - atualizado às 20:04

FIDC-postalis-contrata-pwc-para-leiloar-carteira-de-credito-televendas-cobranca

Por: Ana Paula Ragazzi

O Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios, contratou a PwC para realizar o leilão de sua problemática carteira de créditos privados que soma R$ 1,7 bilhão. Na semana passada, segundo fontes, a PwC encaminhou termo de confidencialidade a possíveis interessados em olhar os créditos. Procurado, o Postalis confirmou a contratação, e a PwC disse que não comenta casos específicos.

Conforme já informou o Valor, a administração do Postalis tomou a decisão de leiloar os créditos depois de passar meses procurando no mercado um gestor especializado em recuperação de créditos não pagos. O objetivo do leilão é retirar da carteira do Postalis definitivamente esses títulos que, a cada ano, por conta das provisões e equacionamentos necessários, contribuem para um aumento do déficit do fundo ao redor de R$ 200 milhões, de acordo com fontes.

Se entregasse a cobrança e recuperação dos créditos para um gestor especializado, seguindo o exemplo de vários outros fundos de pensão, o Postalis teria de continuar “carregando” esses ativos.

De acordo com uma fonte com conhecimento do tema, os papéis devem ter sido avaliados por valor ínfimo, uma vez que estão sendo investigados pela Polícia Federal e pela CPI dos fundos de pensão. Por essa razão, questiona se a decisão de leiloar os papéis é a que trará melhor probabilidade de recuperar recursos para os participantes do fundo.

Dentro dessa carteira de crédito privado há algumas operações polêmicas, como as aplicações em papéis do grupo Galileo, que investiu em duas faculdades no Rio, Gama Filho e UniverCidade, meses antes de ambas serem descredenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), além de outros casos investigados pela Comissão de Valores Mobiliários.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: