May
27
26 de maio de 2014 - 18:07

Internet-lidera-em-transacoes-liberacao-de-credito-cresce-veja-os-numeros-televendas-cobranca-oficial

Por: Léa De Luca

O relatório do Banco Central trouxe também dados consolidados sobre a utilização dos canais de atendimento das instituições financeiras. Em 2013 prevaleceu o atendimento pela internet, como vem ocorrendo desde 2009. O meio eletrônico (home ou office banking) respondeu por 39,5% das operações realizadas, passando de 13,931 bilhões em 2012 para 17,146 bilhões em 2013 — uma alta de 23,1% em relação ao ano anterior.  Por sua vez, o número de transações bancárias efetuadas por meio das dependências das instituições financeiras — agências e postos de atendimento — continua apresentando queda, tendo reduzido 1,7% no ano, de 8,623 bilhões para 8,479 bilhões.

As transações feitas por meio de caixas de auto atendimento continuaram em segundo lugar do ranking dos canais mais usados, com 10,221 bilhões de operações no ano passado, revelando a volta do crescimento (em 2012 havia sido de 8,623 bilhões, queda em relação aos 8,711 bilhões de 2011).

Internet-lidera-em-transacoes-liberacao-de-credito-cresce-veja-os-numeros-televendas-cobranca-interna-1

Nesse cenário, a utilização da internet e caixas automáticos para a contratação de crédito começa a ganhar corpo, mostrando que os clientes estão ganhando autonomia. Somando as operações fechadas via internet, ATM e celulares, o total, 254,408 milhões já representa mais da metade, ou 52%, das 493,135 milhões de contratações realizadas pelo canal convencional, as agências. Em 2012, esse percentual era de 47%.

No Bradesco, por exemplo, os créditos liberados pela internet passaram de R$ 466,6 milhões para R$ 543 milhões do primeiro trimestre de 2013 para o primeiro de 2014, um aumento de 16%, segundo o banco informou no dia da divulgação do balanço. Pelo telefone, a alta foi ainda mais expressiva: 171%, passando de R$ 33,2 milhões para R$ 89,9 milhões no mesmo período.

No entanto, em volume financeiro os canais eletrônicos ainda representam pouco diante do total. A maior parte das transações em internet banking e celulares são para consultas. Segundo o BC, mais de 5 milhões de transações pela internet estão enquadradas na categoria “outras” -  que não incluem sequer consultas.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Olá,meu nome Eleni sou mãe e pai gostaria de me candidatar a vaga ..
    Pois tenho filho com câncer , seria perfeito. .Me coloco a disposição contato: 981318945

    Eleni De Sousa rosa em 13 de julho de 2017 - 15:01

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: