Feb
02

Lojas do Varejo e a Carteira de Crédito Própria

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Redação
01 de fevereiro de 2016 - 18:30 - atualizado às 19:00

Lojas-do-varejo-e-a-carteira-de-credito-propria-televendas-cobranca

Por: Prof. Dr. e Ms. Pitico

A atividade de crédito é uma prática da civilização desde quando o homem implantou o sistema da organização privada com o aparecimento da agricultura. Os conceitos de provisão e de tempo incorporados, aprendidos com a própria natureza, o empresariado do varejo passou a utilizar a atividade de crédito com objetivo claro e voltado para a maximização do lucro no negócio.

Com a atividade de crédito participando efetivamente dos resultados do negócio varejo, as organizações que a praticam passaram a ter necessidades de controlar os retornos e as perdas de suas carteiras de crédito.

Antigamente, ou seja, até aproximadamente o início da década de 70, a análise para a concessão de crédito baseava-se na verificação de indicadores econômicos e financeiros dos tomadores de recursos e a decisão para concessão do crédito fundamentava-se em índices calculados a partir das informações registradas nos livros contábeis. Atualmente, utilizando-se de sistemas especialistas, a análise para a concessão prioriza o conhecimento de profissionais de crédito que pontuam fatores-chave da decisão que são conhecidos como os seis “C’s” tendo cada um deles um peso atribuído pelos analistas. Os seis C´s formam um conjunto de características de crédito, a saber: caráter, capacidade, capital, condições, colateral e conglomerado, que vêm se constituindo como um dos mais importantes instrumentos utilizados por todas as instituições de crédito para analisar as variáveis cadastrais, comportamentais, financeiras e macroeconômicas no momento da concessão do crédito.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. Grande Pitico, muito bom o seu artigo.

    Abracos,

    Rubens

    Rubens Bombonate em 04 de fevereiro de 2016 - 09:38
  2. Muito bom professor!
    Vou seguindo.

    Antonio Costa em 02 de fevereiro de 2016 - 22:34

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: