Apr
08
07 de abril de 2014 - 18:07

Mercado-de-cartoes-deve-subir-17-ao-ano-em-media-ate-2016-diz-itau-televendas-cobranca

Por: Rafael Ribero

Levantamento divulgado pelo banco Itaú aponta que o mercado de cartões de crédito e débito vai crescer, em média, 17% ao ano até 2016.

O maior crescimento deverá ocorrer, segundo o banco, com os cartões de débito, com alta de 20% ao ano, enquanto crédito deve crescer em torno de 15% ao ano no período.

Os principais motivos que levam o Itaú a tais projeções são a ainda baixa penetração dos cartões no mercado brasileiro em comparação com outros países e o crescimento do comércio eletrônico no país, diz a divulgação.

O levantamento aponta que o crescimento ocorre principalmente por meio do comércio eletrônico e a penetração maior das pequenas e médias empresas.

As compras feitas por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets) chegaram a 4,8% em dezembro de 2013, ante 2,5% em janeiro do mesmo ano.

O estudo mostra que os consumidores das classes C, D e E já possuem 60% dos cartões de crédito ativos no mercado brasileiro. Em 2010, este número era de 50%.

No mesmo período, os clientes que se enquadram na chamada classe A passaram a representar 3% da base (era 7% em 2010), enquanto a classe B teve a participação reduzida em 5 pontos percentuais (de 42% para 37%).

De acordo com o estudo, o gasto médio com cartão de crédito no Brasil cresceu 23% entre 2010 e 2013, passando de R$ 566 para R$ 699 mensais.

O estudo aponta ainda que caiu em 5 pontos percentuais a parcela de usuários de cartões inadimplentes e endividados (pessoas que fazem parcelamento da fatura ou efetuam o pagamento mínimo), de 14% em 2010 para 9% em 2013.

A participação das mulheres no mercado de cartões ultrapassou a dos homens no período, de 48% em 2010 para 53% no ano passado.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: