Mar
20

Mercado de cartões vai crescer 20% em 2013

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Executivos Financeiros
19 de março de 2013 - 16:04

Mercado-de-cartoes-vai-crescer-20-em-2013-televendas-cobranca

Cenário de crédito deverá crescer entre 14% e 16%, diz BB Investimentos

As mudanças que ocorreram para o setor bancário brasileiro em 2012 apontam para um 2013 com menos crédito, mas com mais perspectivas para o mundo de cartões. Impulsionado pela classe C, mercado de cartões irá crescer 20% em 2013. Segundo relatório de projeções para este ano feito pela BB Investimentos, a criação de novos produtos como o pré-pago pode chamar atenção dos usuários para o mercado, que continuará crescendo no ano.

Ainda de acordo com o relatório, a compra da Redecard pelo Itaú vai acirrar a competição entre as empresas médias de cartão, o que pode fazer com que a Cielo diminua seus 60% de participação do mercado.

Enquanto o setor de cartões cresce em 2013, a expansão do crédito não deverá ser mais tão forte. Para o BB Investimentos, o crédito deverá se expandir “de maneira saudável” neste ano, com números entre 14% e 16%.

De acordo com o relatório do BB Investimentos, em 2012 o setor bancário passou por reajustes nos seus três principais pilares. A desaceleração no ritmo de crédito, a queda da Selic e a redução dos spreads bancários impactaram os bancos no ano passado. Por isso, em 2013, a busca será por maiores níveis de eficiência. “Ao menos no curto prazo, não veremos novamente indicadores de rentabilidade acima de 20%, conforme apresentado nos últimos anos”, afirmou o relatório.

Neste cenário com rendimentos pressionados, os papéis do Bradesco se destacaram em 2012 e a tendência é que continuem com boas posições este ano. Desde agosto de 2012, as ações do Bradesco operam com prêmio em relação às do Itaú. “O Bradesco está melhor posicionado para enfrentar este novo cenário para os bancos no Brasil. O Banco apresenta o melhor índice de eficiência operacional e já apresentou melhora no índice de inadimplência e nas despesas de provisões no terceiro trimestre de 2012”, diz o relatório.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: