Jan
12
11 de janeiro de 2015 - 14:08

No-financiamento-devo-me-preocupar-mais-com-juros-ou-cet-televendas-cobranca

Dúvida do internauta: Tenho dois financiamentos em bancos, com taxas de juros e tarifas diferentes.

Em um deles, o CET (Custo Efetivo Total) é de 10,49% ao ano e o juro é de 9,1%. No outro, o CET é de 9,7% ao ano e o juro é de 8,25%.

Vale a pena pagar mais pelo pacote de serviço incluído no financiamento para conseguir juros menores?

Resposta de Ronaldo Gotlib*

Você deve se preocupar mais com o Custo Efetivo Total (CET), que pode ser definido como a taxa de juros mais todos os custos embutidos nas prestações, como, por exemplo, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), comissão, seguro e outros valores que podem ser adicionados à operação de crédito.

O CET é o que efetivamente você irá pagar de juros por mês, em cada prestação. Isso porque essas despesas do banco compõem a taxa de juros. É recomendável, portanto, comparar o que é oferecido por cada banco e escolher o que oferece um CET menor.

Por exemplo, uma propaganda que divulga taxas de juros baixas, mas, em letras menores, divulga o CET, que eleva o custo dos juros, pode ser considerada enganosa, pois o CET é o valor mensal que será pago por você.

Ao contratar crédito, você também pode ser induzido pela instituição financeira a contratar serviços que nada têm a ver com o financiamento com o objetivo de obter redução nas taxas de juros oferecidas.

Essa prática se caracteriza como venda casada e é proibida por lei. Caso comprovada, deve ser denunciada ao Procon e às delegacias especializadas em crimes e infrações contra o consumidor.

A não ser que você tenha a intenção de adquirir um pacote de serviços adicional, que desperte seu interesse e, em contrapartida, receber taxas mais vantajosas, a oferta, que é ilegal, não deve ser aceita.

Ao aceitar esses serviços adicionais, você irá ter mais despesas, que representam menos vantagens a médio e longo prazo (veja o que levar em consideração ao tomar crédito).

*Ronaldo Gotlib é consultor financeiro e advogado especializado nas áreas de Direito do Consumidor e Direito do Devedor. Autor dos livros “Dívidas? Tô Fora! – Um Guia para você sair do sufoco”, “Testamento – Como, onde, como e por que fazer”, “Casa Própria ou Causa Própria – A verdade sobre financiamentos habitacionais”, “Guia Jurídico do Mutuário e do candidato a Mutuário”, além de ser responsável pela elaboração do Estatuto de Proteção ao Devedor e ministrar palestras sobre educação financeira.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: