Feb
17

Nos EUA, cheques ainda sobrevivem e vão pelo correio

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Folha de S.Paulo
16 de fevereiro de 2014 - 14:04

Nos-eua-cheques-ainda-sobrevivem-e-vao-pelo-correio-televendas-cobranca

Por: Luciana Coelho

Imagine todos os meses assinar o cheque do aluguel, colocá-lo no envelope e remeter pelo correio. E fazer o mesmo com a conta de luz. E a assinatura do jornal. Ou mesmo com uma doação a instituições de caridade.

Pois os norte-americanos remetem cotidianamente o pagamento das contas, em cheque, pelo correio, como correspondência simples. Esse comportamento, arraigado, tem perpetuado a longevidade do cheque.

Em 2006, segundo o Federal Reserve (o banco central dos EUA), 32% dos pagamentos efetuados sem dinheiro vivo foram em cheque. Em 2009, dado mais recente disponível, o número caiu para 22%. Ainda assim, os americanos assinaram 24,5 bilhões de cheques naquele ano, em um total estimado de US$ 31,6 trilhões.

Apesar do avanço das transações eletrônicas, algumas pessoas e instituições (senhorios e imobiliárias, sobretudo) só aceitam receber pagamentos em cheque, principalmente pelo custo, geralmente menor do que o de transferências.

Há ainda o traço cultural de confiar nesse meio de pagamento (6% dos cheques nos EUA são estornados), que produz situações inusitadas. O motorista sem moedas pode, por exemplo, enviar pelo correio um cheque de US$ 0,50, a posteriori e sem multa, para o pedágio.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: