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27 de novembro de 2024 - 17:00

POC-por-que-é-importante-fazer-a-Prova-de-Conceito-na-sua-empresa-televendas-cobranca-2

O que é POC?

POC é a sigla de Proof of Concept, que, traduzida para o português, quer dizer Prova de Conceito. Essa é uma metodologia usada para testar a eficácia de uma teoria antes de colocá-la em prática.

Tal ferramenta foi criada, inicialmente, para a área de tecnologia ter certeza da boa funcionalidade de softwares desenvolvidos antes de lançá-los no mercado.

Acredita-se que a proposta surgiu aproximadamente em 1960, mas só em 1984 foi denominada como Proof of Concept pelo engenheiro e pesquisador de eletroeletrônicos Bruce Carsten, que também criou as primeiras metodologias.

A ideia de Carsten foi seguir métodos que fizessem o teste de um conceito o mais próximo do protótipo original, mostrando se as funcionalidades e os sistemas adotados eram viáveis e úteis.

O que significa POC nas empresas?

Proof of Concept (POC) ou Prova de Conceito nas empresas significa um método adotado para validar qualquer tipo de produto, serviço, projeto e processo desenvolvido para uso interno ou do mercado. Essa metodologia pode ser aplicada em diversos setores e negócios de variados portes, desde startups até grandes organizações.

Na verdade, muitas startups empregam esse método, utilizando-o como uma importante etapa do lançamento da marca e das respectivas soluções. Ao identificar uma dor ou necessidade não atendida pelo mercado, ela desenvolve um produto ou serviço e, antes de divulgá-lo, realiza testes para entender sua utilidade e demanda.

Porém, o que isso significa na prática? Que, apesar da diretoria e dos gestores acharem que determinado processo ou solução é eficaz e resolve uma dor do público interno ou externo, às vezes, o resultado prático da Prova de Conceito é negativo, não estando de acordo com as expectativas iniciais.

Portanto, quem adere ao método POC nas empresas agrega valor à solução desenvolvida.

Para que serve a POC?

A POC serve para comprovar a utilidade e eficácia de uma solução desenvolvida. Em outras palavras, ela prova que uma teoria pode ser aplicada e, assim, coloca à prova o sucesso ou fracasso da solução, do projeto ou, ainda, do processo.

Afinal, do que adianta lançar um produto ou serviço e estruturar um processo comercial sendo que o resultado pode ser negativo? Para evitar prejuízos e perda de tempo, a POC evita falhas e erros, principalmente se a solução for mais complexa.

Ao analisar cada detalhe do processo de vendas, por exemplo, a POC evita:

gargalos operacionais;

erros e falhas em etapas do processo;

perda de oportunidades de negócio;

desperdício de tempo e capital;

insatisfação do cliente;

desconhecimento do mercado e da concorrência.

Benefícios da Prova de Conceito na empresa

Os principais benefícios de adotar a metodologia POC na sua empresa são:

identificar possíveis gargalos e problemas na estruturação de processos ou desenvolvimento de soluções;

evitar desperdício de recursos;

otimizar a gestão;

melhorar a produtividade ao evitar o retrabalho;

implementar melhorias e potencializar os resultados;

elevar a reputação da marca;

conquistar os objetivos determinados com a execução de processos e projetos.

Exemplos de Prova de Conceito

Um exemplo de Prova de Conceito é justamente sua aplicação em diversos setores da empresa, como vendas, marketing ou atendimento ao cliente.

Ela pode ser usada para testar a eficácia de processos e inovações realizadas dentro das áreas ou colocar à prova alguma estratégia para resolver gargalos.

Ainda com o olhar voltado para o público interno, é possível usar esse método para avaliar, por exemplo, a contratação de um software de gestão de clientes, como o CRM. Basta fazer um teste com pequena parte da equipe e, então, realizar melhorias e alinhar as operações, implementando a solução para todos os vendedores.

Apesar de ter diversas finalidades dentro de um negócio, a ideia central é validar um conceito ou uma ideia visando entender se é eficaz e funcional.

Como adotar a POC na empresa?

Ao entender o que é POC, provavelmente você já tenha pensado em diversas aplicações no seu negócio. E, para que tudo dê certo ao comprovar a funcionalidade de uma solução, é necessário seguir alguns passos.

Confira a seguir quais são eles.

Definir um objetivo, ou seja, um conceito ou uma ideia a ser testada e validada.

Desenvolver e organizar a teoria e o escopo do processo, projeto ou solução.

Definir os resultados esperados e as métricas importantes para monitorá-lo.

Enumerar os recursos que serão necessários para aplicar a POC.

Escolher a equipe que fará parte do teste e os métodos usados, como Kanban, Kaizen e SCRUM.

Colocar a POC em prática, seguindo o planejamento.

Acompanhar os resultados.

Como monitorar os resultados da POC?

A melhor forma de monitorar a POC é contar com o apoio da tecnologia para medir os resultados, acompanhar as métricas e os indicadores de desempenho e, assim, entender quais ajustes podem ser feitos.

Desse modo, fica mais fácil obter os resultados esperados com a implementação do processo ou lançamento de produto ou serviço.

O sistema de CRM, que atua na gestão de relacionamento com o cliente, é ideal para coletar, organizar e integrar dados, além de fornecer relatórios completos sobre a jornada do cliente com a marca e a performance da equipe comercial.

Entenda como o software de CRM do Agendor potencializa a execução de processos comerciais, facilita todo o gerenciamento das operações e dos resultados obtidos, permitindo que todos trabalhem em conjunto com foco no mesmo objetivo.

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