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14 de dezembro de 2023 - 17:00

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Você sabia que o pós-venda é o elemento mais importante na fidelização do cliente no setor de imóveis?

Até hoje, alguns ainda pensam que, uma vez que a pessoa tenha assinado o contrato de compra e venda ou de aluguel, o negócio está concluído.

Isso está longe da realidade.

Se a sua imobiliária não oferecer o serviço de pós-venda certo, estará perdendo uma grande oportunidade de atrair e fidelizar clientes.

É preciso sempre contar com dicas para instruir o seu cliente ao registrar o imóvel no cartório e em todas as outras fases do pós-venda.

Neste artigo, explicaremos o que é o serviço pós-venda, daremos alguns exemplos e compartilharemos todas as razões pelas quais ele é importante para o seu negócio imobiliário.

1. O que é serviço pós-venda no setor de imóveis?

Podemos defini-lo como as ações que acontecem após a efetivação do contrato de compra ou de aluguel de uma propriedade.

Essas ações podem ser focadas em oferecer valor extra ao cliente ou sanar dúvidas para aumentar a satisfação e posteriormente fidelizá-lo.

Devido à forma como as pessoas procuram por imóveis hoje em dia, é fundamental construir uma relação próxima com elas para garantir a melhor experiência de aluguel ou compra.

Portanto, saber o significado de “pós-venda” simplesmente não serve; você precisa agir.

Se interessar por apartamentos para alugar sem sequer visitá-los antes significa que os seus clientes em potencial terão muitas dúvidas e possíveis preocupações sobre as propriedades.

Eles podem até querer desistir da compra ou do contrato de aluguel se essas preocupações não forem esclarecidas antes, durante ou após o fechamento do negócio.

Esta é apenas uma das razões pelas quais este aspecto é importante, mas existem muitos outros.

2. Por que o serviço pós-venda é importante?

O que a sua imobiliária oferece no processo de pós-venda é, no fim das contas, o que fica na memória dos seus clientes ou clientes em potencial.

Devido à crescente concorrência entre corretores de imóveis, ter um bom serviço de pós-venda é fundamental para fidelizar o cliente.

E, ainda, para aumentar as chances de criar uma comunidade de clientes satisfeitos e de referências que valem a pena.

A razão por trás desses benefícios é simples: os processos de pós-venda agregam valor à experiência de aquisição de propriedades.

Superar as expectativas dos clientes provavelmente significará compras futuras, transformando o pós-venda em uma estratégia de marketing que impulsiona as vendas.

Para além destes benefícios, um serviço de pós-venda de qualidade é importante porque ajuda as imobiliárias a construírem uma relação mais forte com os consumidores.

E, ainda, a reforçar a imagem de marca, aumentando a satisfação do cliente (graças a uma experiência otimizada) e prolongando o valor de vida do mesmo.

Uma boa estratégia de pós-venda no mercado imobiliário também ajuda a aumentar a chances de receber feedbacks positivos e produz um retorno sobre o investimento (ROI) maior.

3. Exemplos de serviços de pós-venda para imobiliárias

Estes são alguns exemplos dos processos que podem compor os serviços de pós-venda em imobiliárias:

3.1. Atitude em relação aos empréstimos para habitação

Geralmente o momento da reserva de uma propriedade, o que mais preocupa o cliente é ser aprovado em algum financiamento imobiliário.

Como a maioria dos projetos habitacionais são sancionados pelos bancos, obter um empréstimo para a compra de uma propriedade geralmente não é um problema.

Contudo, os desenvolvedores às vezes insistem que o cliente faça um empréstimo apenas de um banco específico.

Essa atitude pode prejudicar a fidelização dos clientes, ainda mais se os mesmos acabarem se sentindo forçados a fazer algo que não querem.

Portanto, o ideal aos corretores de imóveis é permitir que os seus clientes exerçam a sua escolha na seleção do crédito à habitação para as suas necessidades específicas.

Isso pode acontecer quando os seus clientes estão querendo comprar imóveis com consórcio ou financiamento.

3.2. Atualizações sobre o andamento das obras no caso de compras de imóveis direto na planta

Uma vez que os clientes em potencial se tornam clientes de fato, a maioria dos desenvolvedores só se lembra deles no momento de enviar cartas de cobrança para pagamento.

Afinal, são poucos os casos de gente que compra imóveis direto na planta e recebe atualizações sobre a construção por meio de fotografias ou junto com as cartas de cobrança.

E isso ocorre mesmo com todo mundo sabendo das vantagens de investir em imóveis na planta.

O que deveria acontecer, na realidade, é que os desenvolvedores fornecessem atualizações mensais sobre o andamento da obra.

Bons desenvolvedores podem fornecer a seus clientes IDs de login para que os mesmos possam acessar facilmente a cópia eletrônica do contrato e cartas de cobrança.

Com os IDs de login, também é bom que os clientes tenham acesso a recibos de pagamento, detalhes do andamento do projeto e até requisitar mudanças futuras.

3.3. Disponibilização de canais de comunicação

É sempre importante oferecer aos clientes da sua imobiliária, diferentes canais para que possam lhe enviar suas dúvidas ou solicitações por telefone, aplicativos, correio ou chats.

Facilite a vida deles na hora em que precisam falar com você e logo verá uma fila de clientes fidelizados na porta da sua corretora querendo fechar novos negócios.

3.4. Formação de equipes eficientes para o atendimento ao cliente

Ainda que você atue como um corretor de imóveis independente, é essencial contar com uma equipe de atendimento altamente qualificada.

Só assim será possível fazer com que os seus clientes sejam atendidos por pessoas preparadas e capacitadas a solucionar as solicitações que tenham a apresentar.

4. Conclusões

O serviço pós-venda ideal resolve as dúvidas, previne problemas futuros e agrega valor à experiência de compra e venda ou aluguel de propriedades.

Enquanto a pré-venda cuida da atração e conversão de clientes, o pós-venda se dedica à otimização da experiência de compra.

No médio e longo prazo, o pós-venda também ajuda na fidelização e retenção de clientes.

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