O que é Partner Relationship Management?
Partner Relationship Management (PRM) ou Gestão do Relacionamento com Parceiros é uma estratégia de negócios que visa melhorar a conexão entre uma marca e seus parceiros. Isso acontece por meio da combinação de processos, estratégia e tecnologias que permitem identificar, estabelecer e gerenciar as parcerias-chave de uma empresa.
Para esse fim, as ações de PRM incluem:
processo de recrutamento e seleção de parceiros;
integração de novas parcerias;
definição e alinhamento constante de estratégias e objetivos;
treinamento, capacitação ou certificação para parceiros;
distribuição ou gerenciamento de leads;
gestão do desempenho do parceiro;
controle de contratos de parcerias;
desenvolvimento de estratégias de marketing visando atrair potenciais parceiros.
Estas ações podem variar de acordo com o modelo de parceria estabelecido.
Aliás, uma única empresa pode ter mais de um formato de parceria em andamento, tendo como objetivo atingir diferentes resultados e metas.
Neste cenário, torna-se ainda mais importante gerenciar as parcerias, pois isso permite avaliar mais precisamente o desempenho da colaboração e seu impacto nos negócios.
PRM: vantagens e desvantagens
Assim como toda estratégia de negócio, podemos apontar facilmente as vantagens e desvantagens do Partner Relationship Management.
Contudo, é interessante olhar para as desvantagens como desafios que podem ser superados, tal como as vantagens são oportunidades de maximizar o market share da sua empresa. Combinado?
Vantagens do PRM:
aumenta a eficiência da gestão de parcerias;
melhora a comunicação com o parceiro;
promove mais transparência no relacionamento;
proporciona maior visibilidade sobre o desempenho da parceria;
amplia o alcance para obter novos clientes;
acelera o crescimento do negócio;
otimiza a operação da empresa;
fortalece o relacionamento.
Desvantagens do PRM:
geralmente, requer investimento em tecnologia e recursos;
no início, pode ser complexo de implementar;
exige maior comprometimento dos parceiros.
A princípio, a implementação do Partner Relationship Management pode ser um tanto complicada. Para te ajudar com isso, separamos dicas práticas sobre como aplicar o PRM na sua empresa. Confira mais detalhes, no próximo tópico.
Como aplicar o PRM na empresa?
Para aplicar o PRM na empresa, siga as dicas abaixo:
defina o objetivo da parceria;
crie uma estratégia de captação e qualificação de parceiros;
ofereça o treinamento ou a capacitação necessários;
acompanhe o desempenho das parcerias;
implemente um sistema de PRM.
Veja mais detalhes!
Defina o objetivo da parceria
Antes de começar a gerenciar o relacionamento com os seus parceiros, é preciso entender exatamente o que você espera deles.
Seus objetivos podem envolver, por exemplo:
expandir os negócios geograficamente;
aumentar a receita em vendas indiretas;
reduzir os custos operacionais;
desenvolver e lançar, em conjunto, um novo produto ou serviço;
melhorar a qualidade do atendimento ao cliente.
É indispensável iniciar por essa etapa, afinal, ela guiará todos os próximos passos da implementação do PRM.
Lembre-se de que os objetivos podem evoluir ao longo do tempo. Nesse sentido, esteja preparado para ajustar a estratégia de acordo com os resultados e as mudanças no ambiente de negócios.
Crie uma estratégia de captação e qualificação de parceiros
Nesse ponto, é necessário criar uma estratégia de captação e qualificação para começar a atrair potenciais parceiros.
Para isso, direcione esforços para parceiros que apresentem valores, público-alvo e nível de maturidade semelhantes aos seus e de preferência, que ofereçam produtos e serviços complementares.
Além disso, você deverá realizar pesquisas de mercado para identificar esses parceiros, bem como definir critérios específicos de qualificação, como reputação e histórico de desempenho.
Também é interessante incluir entrevistas ou reuniões para avaliar a compatibilidade e a capacidade de colaboração dos parceiros em potencial, garantindo a sinergia no relacionamento com o parceiro desde o ínicio.
Ofereça o treinamento ou a capacitação necessários
Esta etapa irá variar conforme a modalidade da parceria e seu objetivo final.
Por exemplo, para um programa de afiliados, será preciso oferecer treinamento online e materiais de marketing. Já para parcerias de desenvolvimento de produtos, o ideal é realizar sessões de treinamento presencial, o que pode ser um diferencial.
Em síntese, este processo envolve o alinhamento das diretrizes da parceria, o que consiste em:
definir metas claras para a parceria;
firmar um acordo sobre benefícios, comissões e recursos compartilhados;
estabelecer canais de comunicação;
desenvolver estratégias conjuntas.
Isso irá certificar que ambas as partes estão cientes de suas respectivas expectativas e responsabilidades, o que é fundamental para evitar conflitos e proporcionar harmonia para que as parcerias sejam bem-sucedidas.
Acompanhe o desempenho das parcerias
Para mensurar o desempenho das parcerias, você deverá implementar um sistema de monitoramento de indicadores que estejam relacionados com o objetivo previsto anteriormente.
Se o objetivo é ampliar as vendas em determinada região, por exemplo, os indicadores e métricas importantes para avaliar a parceria serão:
retorno sobre o investimento (ROI);
receita total;
taxa de conversão;
quantidade de novos clientes;
índice de satisfação dos clientes;
custo de aquisição de cliente;
feedback dos parceiros.
Neste processo, realize avaliações regulares do desempenho dos parceiros, fornecendo feedbacks construtivos e destacando as ações que precisam de melhoria.
Vale destacar que, assim como a estratégia de CRM, o PRM é um processo de melhoria contínua. Portanto, esteja preparado para fazer ajustes na estratégia com base nos dados e feedbacks coletados.
Implemente um sistema de PRM
O sistema de PRM é um software que, bem como o CRM, ajuda a estruturar o processo de captação de parcerias, automatizar tarefas, gerenciar parceiros e leads e, também, monitorar indicadores.
Esta é uma tecnologia fundamental para organizar seu processo de PRM, garantindo maior eficiência na parceria, desde o recrutamento e gerenciamento de parceiros até o marketing.
Agora que você já sabe o que é Partner Relationship Management e seus benefícios, deve ter percebido que essa estratégia compartilha da filosofia da estratégia de CRM: estabelecer conexões valiosas para transformar os negócios dos clientes.
Se você ainda não conta com um CRM aliado para conduzir o gerenciamento de clientes da sua empresa, saiba que nós, do Agendor, podemos te ajudar com isso!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.