Jan
29

Publicidade de crédito alertará sobre superendividamento

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: O Estado de S.Paulo
28 de janeiro de 2014 - 18:08

Publicidade-de-credito-alertara-sobre-superendividamento-televendas-cobranca

A publicidade de crédito bancário passará a ser acompanhada de uma mensagem sobre os riscos do superendividamento.

Haverá uma frase de alerta, assim como ocorre nas propagandas de bebidas, cigarros e remédios. A mudança faz parte de um manual sobre crédito sustentável elaborado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que será lançado este ano.

A norma de autorregulação deve abordar também questões como treinamento de pessoal e critérios para concessão de empréstimos.

Em relação à publicidade, a avaliação das instituições financeiras é que a propaganda, muitas vezes, é muito ostensiva e não passa a informação adequada.

“Eu poderia fazer uma analogia com a publicidade sobre bebidas: o crédito, em excesso, pode gerar prejuízo”, afirmou Gustavo José Marrone de Castro Sampaio, diretor de autorregulação da Febraban,.

Os bancos também tentam aperfeiçoar critérios para concessão, de forma a melhor adequar o produto ao tipo de cliente. Haverá ainda normas sobre informação disponível nos diferentes canais em que o empréstimo pode ser diretamente contratado, como agências, internet e caixa eletrônico.

Também haverá orientação para casos de inadimplência e liquidação antecipada. “Hoje, vários canais estão disponíveis, com seus limites de informação e você precisa regular isso.” O manual também deve abordar questões sobre treinamento de pessoal e o aumento de canais para renegociação de dívidas.

Sampaio afirmou que o manual é apenas o início de um processo para melhorar a concessão do crédito. “Não existe uma bala de prata que mude o cenário que nós temos hoje. Não vai acabar com o problema do superendividamento. Esse primeiro texto inicia um programa para o futuro”, afirmou.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: