Jul
31

Quatro em cada dez usaram o cheque especial, diz SPC

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Folha de S.Paulo
30 de julho de 2014 - 18:03

Quatro-em-cada-dez-usaram-o-cheque-especial-em-2013-diz-spc-televendas-cobranca

Quatro em dez brasileiros entraram no cheque especial no ano passado, de acordo com pesquisa sobre consumo realizada pelo portal Meu Bolso Feliz, iniciativa de educação financeira do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

O levantamento indica ainda que 43% dos consumidores que recorreram a essa modalidade de crédito pertencem às classes A e B, em comparação com 34% das classes C, D e E.

Para Flávio Borges, gerente financeiro do SPC Brasil, as classes A e B têm mais acesso a crédito, o que explica o resultado. “Elas têm mais limite, mais contas bancárias e mais acesso a esse tipo de crédito”, diz.

“É um crédito acessível, não é preciso ligar para ninguém para usar. É um empréstimo a sua disposição, e, por isso, tem taxas mais caras que um consignado ou um empréstimo pessoal”, diz.

Outro dado da mesma pesquisa mostra que quatro em cada dez brasileiros deixaram de pagar ao menos uma fatura integral do cartão de crédito no ano passado. Além disso, 12% incorreram no problema mais de três vezes.

Segundo Borges, isso acontece menos por falta de dinheiro e mais por descontrole financeiro do consumidor. “Há um problema de educação financeira. As pessoas estão gastando mais do que podem.”

O gerente financeiro do SPC Brasil diz que o consumidor, ao perceber que vai precisar de dinheiro por um prazo mais longo que o previsto inicialmente, contrate uma linha de crédito com juros menores, como empréstimo pessoal ou consignado.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: