Aug
25

Rotativo do cartão deve ter limite de 90 dias

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Valor Econômico
24 de agosto de 2016 - 18:05

Rotativo-do-cartao-deve-ter-limite-de-90-dias-televendas-cobranca-oficial

Por: Por Flavia Lima

O rotativo do cartão de crédito não vai acabar. Mas vai ser repaginado. Segundo fontes a par das discussões, a ideia é colocar algumas limitações para que o aspecto de crédito emergencial do produto seja preservado e a fama de vilão do mercado de crédito perca a sua força. O que os bancos buscam é a possibilidade de colocar em contrato uma trava ao que chamam de “distorção do uso”.

Os bancos, no âmbito da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), tocam um estudo sobre o tema e já têm o sinal verde da área jurídica para as mudanças. Falta concluir o desenho final do produto automático que, no caso do rotativo, hoje não existe.

Rotativo-do-cartao-deve-ter-limite-de-90-dias-televendas-cobranca-interna

A mudança, avaliam os bancos, traria uma mensagem positiva tanto para o regulador -no caso, o Banco Central – quanto para o mercado. E a vantagem de promover alterações em grupo, por meio da Abecs, seria evitar que o próprio regulador tomasse as rédeas do processo. “Ele não conhece o dia a dia do cliente e pode exagerar, acabando com o rotativo, por exemplo. Não é o fim do rotativo, é um produto novo”, diz uma fonte.

A movimentação se dá também por pragmatismo. Juros altos do rotativo são fonte de receita para os bancos, mas estimativas indicam que, a partir de 90 dias de atraso, o retorno deixa de compensar os riscos para os bancos. O tomador pode, por exemplo, se tornar um devedor crônico causando mais transtornos do que ganhos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: