Oct
10
09 de outubro de 2019 - 17:15 - atualizado às 18:53

Saque-aniversario-do-fgts-pode-aumentar-mercado-de-credito-diz-subsecretario-televendas-cobranca-1

O subsecretário de Política Macroeconômica do Ministério da Economia, Vladimir Kuhl Teles, avaliou nesta terça-feira, 3, a criação do saque aniversário para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir de 2020 poderá aumentar o mercado de crédito brasileiro em 5% a 7% nos próximos dois anos.

A ideia é de que os trabalhadores possam pegar financiamentos usando esses saques anuais como garantias, nos moldes da antecipação da restituição do Imposto de Renda.

“Temos que atacar o mercado de trabalho e o mercado de crédito, e as medidas para o FGTS irão promover ajustes estruturais nesses dois pontos”, afirmou. “Esperamos um crescimento de 5% a 7% de crescimento do crédito nos próximos dois anos com essa medida”, acrescentou, no seminário “Reformas para o Crescimento”.

Teles avaliou que o País pode ter um crescimento negativo nesta década, devido à piora de eficiência alocativa da economia nacional, acelerada pelas políticas de benefícios fiscais e de crédito direcionado desde a metade da década passada.

“As firmas privilegiadas com crédito do BNDES não aumentaram emprego e investimento, destruíram seus concorrentes e se tornaram menos eficientes. Foi uma quebra estrutural da economia brasileira. Não se trata apenas de um movimento cíclico”, apontou o subsecretário.

Teles disse ainda que, mesmo com a retomada lenta da economia desde 2017, a produtividade do trabalho no Brasil continuou caindo. O subsecretário também apontou o volume de falências e recuperações judiciais nos últimos anos como outro fator que puxa a economia para baixo.

Consulta Automatizada de FGTS para Ações de Cobrança

Diante desta nova oportunidade, a Think Data, bureau de informações referência no segmento de crédito e cobrança no Brasil, desenvolveu uma solução única para auxiliar bancos e assessorias de cobrança na identificação das pessoas com contas ativas e/o inativas passíveis de recebimento do FGTS. Disponível para consulta via web, troca de arquivos ou integrado aos principais motores de crédito do mercado, (web service), a plataforma informa a probabilidade de existência (ou não) de uma conta de FGTS associada ao devedor, indicando inclusive a expectativa de data para recebimento dos valores, que se iniciarão no próximo dia 13/09 (para clientes com conta poupança na Caixa Econômica Federal) e 18/10 para correntistas de outros bancos.

A ideia é que de posse dessa informação – juntamente com o retorno de telefones e e-mails atualizados destes devedores, as operações de cobrança consigam melhorar suas estratégias de acionamento (e argumentação), refletindo diretamente no aumento (efetivo) da recuperação de crédito.

Para conhecer gratuitamente a solução de identificação de contas do FGTS da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: