Sep
13

Sicoob aposta em mobilidade

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Baguete
12 de setembro de 2017 - 18:08

Sicoob-aposta-em-mobilidade-televendas-cobranca

Por: Júlia Merker

O Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) lançou dois aplicativos no último mês a partir da criação de uma estratégia focada em mobilidade para criar novas experiências e incrementar o relacionamento com os clientes.

Os apps Faça Parte e Conta Fácil são voltados, respectivamente, para abertura de contas tradicionais na instituição e a movimentação de uma conta digital simplificada de pagamento.

As ferramentas começaram a ser desenvolvidas pela Sicoob no final do ano passado, com a nomeação de Antônio Cândido Vilaça Júnior ao cargo de diretor de tecnologia da informação.

“Para desenvolver a estratégia, a empresa adotou o conceito de TI bimodal, separando o core-banking e processos críticos no módulo 1 e o trabalho de inovação como métodos ágeis no módulo 2”, relata Vilaça.

Com o app Sicoob Faça Parte, o usuário pode escolher em qual cooperativa deseja abrir sua conta, mas realizar todo o processo de associação de pela ferramenta online.

Os processos de abertura de conta corrente são automatizados para atribuir limites de cheque especial e cartão múltiplo (débito e crédito). Após a conclusão da adesão, o cooperado utilizará o aplicativo Sicoobnet Celular para movimentação da conta.

“A intenção é que o usuário faça tudo digitalmente, desde a associação, abertura da conta corrente e movimentação pelos canais digitais do Sicoob com comodidade e segurança. Como nosso DNA é focado em relacionamento, ele terá a sua disposição toda a consultoria e orientação em relação aos novos negócios pela sua cooperativa”, detalha Vilaça.

O sistema é integrado ao sistema de informática do Sicoob (Sisbr), ferramenta para automação dos processos e negócios de instituições financeiras criada em 2006.

Composto por mais de 40 módulos que realizam todo o controle administrativo financeiro e contábil das operações do Sicoob, o Sisbr integra a Rede Sicoob em mais de 2.400 pontos de presença física e é responsável por mais de 160 milhões de transações todos os meses, além da execução de mais de 350 milhões de serviços de back-office.

Já o aplicativo Sicoob Conta Fácil busca um público jovem – um alvo novo em relação aos clientes tradicionais. Na ferramenta, o usuário terá a oportunidade de conhecer o Sicoob mesmo sem ser cooperado, com relacionamento apenas pelo meio digital.

A ferramenta vai permitir operações como depósito, saque, transferências e pagamentos. Por contar apenas com serviços básicos e não oferecer cartões, o app não é conectado ao core-banking da instituição.

“Com o lançamento dos aplicativos, passamos a voltar a atenção especialmente para melhorias no sistema de mobile-banking do Sicoob, pois 72% das transações dos cooperados já são feitas nos meios digitais”, ressalta Vilaça.

O Sicoob possui 3,7 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A organização é composta por 485 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação).

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: