Aug
18
17 de agosto de 2021 - 17:03 - atualizado às 17:45

Transformacao-digital-digitalizacao-dos-pagamentos-televendas-cobranca-2

A transformação digital nas empresas é um processo no qual a tecnologia é utilizada de maneira mais intensa e assertiva, visando aprimorar o desempenho da organização e, consequentemente, o alcance de melhores resultados.

A questão é que muitos ainda entendem que isso se limita a empresas voltadas para TI (Tecnologia da Informação), ou que se resume ao uso de computadores melhores, softwares mais avançados etc.

Mas o fato é que muitas vertentes podem ser modificadas dentro do conceito de transformação digital nas empresas. Uma delas, por exemplo, diz respeito à promoção de uma melhor experiência ao cliente.

As soluções tecnológicas podem (e devem) ser utilizadas para modificar a atuação da empresa, expandir seu portfólio de produtos e serviços, levando ao aumento da sua taxa de fidelização de clientes e de atração de novos consumidores.

A digitalização dos pagamentos é um bom exemplo de transformação digital que vem acontecendo mesmo em empresas que não são do mercado financeiro.

Nomes como Uber, iFood, Casas Bahia, Amazon, entre outras, são apenas algumas empresas que criaram seus próprios serviços de pagamento por meio de soluções tecnológicas.

Mas como isso foi possível? Quais as vantagens dessa oferta e da transformação digital? Por que entrar para o setor de pagamentos mesmo não sendo o core business da empresa? Tenha todas essas respostas agora!

O que é preciso entender sobre a transformação digital nas empresas?

Quando se fala em transformação digital nas empresas, muitos ainda entendem ser apenas o uso da tecnologia para aprimoramento dos processos internos. No entanto, é importante ressaltar que esse conceito vai muito além disso.

A transformação digital nas empresas que tem se tornado cada dia mais evidente e necessária, refere-se à utilização de soluções para modificar a estrutura de uma organização, tendo, para isso, a tecnologia como centro de sua estratégia.

Entre os objetivos dessa mudança, podemos citar a otimização de processos, o aumento da produtividade, mas, principalmente, o aumento do poder competitivo do negócio e do nível de satisfação de seus clientes.

No que diz respeito à implantação desse conceito nas empresas, uma pesquisa da Capgemini mostrou que metade das empresas do Brasil já estão investindo em transformação digital.

De acordo com o levantamento, diferentes setores, incluindo o varejo, perceberam a importância de acelerarem seus processos de transformação, especialmente por conta das novas empresas que estão chegando ao mercado com soluções diferenciadas.

Entre essas soluções podemos destacar a digitalização dos pagamentos, processo que tem contribuindo para melhorar a experiência dos clientes e gerar uma nova receita para as empresas.

Quais oportunidades são geradas pela digitalização dos pagamentos?

Em 2019, a Uber, empresa de aplicativo de transporte de passageiros e de delivery de alimentos, anunciou uma nova divisão dentro do seu negócio: a Uber Money.

Trata-se de um conjunto de soluções financeiras que visam melhorar a vida de seus parceiros de negócios (motoristas e entregadores).

Com a oferta de conta digital própria, cartão de débito e de crédito, carteira digital, entre outros produtos e serviços financeiros, o objetivo da Uber é permitir que seus parceiros recebam seus pagamentos imediatamente após a execução do serviço.

Além de otimizar esse processo, as soluções financeiras oferecidas pela empresa podem ser utilizadas no dia a dia de seus clientes, melhorando suas experiências de maneira geral e evitando que procurem bancos tradicionais ou mesmo fintechs para movimentarem seu dinheiro.

Quais oportunidades foram geradas com tudo isso? Com essa oferta a Uber consegue ter um importante diferencial de mercado, se tornar mais atrativa para potenciais parceiros e ainda aumentar a sua taxa de retenção, ao oferecer tudo o que o cliente precisa em um único lugar.

Case iFood, mais uma empresa que se beneficou com a digitalização dos pagamentos

Outro negócio que se beneficiou com a transformação digital nas empresas e com a digitalização dos pagamentos foi o iFood.

Mesmo não fazendo parte do mercado financeiro, a empresa de delivery de comida conseguiu oferecer aos seus parceiros máquinas de cartões com a própria marca, graças à parceria firmada com a Zoop.

A solução resolveu o problema de logística, pois evitou que os entregadores precisassem voltar a cada estabelecimento comercial para devolver as maquininhas.

Além disso, a oferta de uma conta digital própria otimizou o processo de pagamento e melhorou a conciliação bancária de seus clientes.

Quais as vantagens da transformação digital nas empresas e da digitalização dos pagamentos?

Como você pode ver, a transformação digital nas empresas vai muito além de apenas otimizar processos internos e operacionais. De modo geral, ela é responsável por:

contribuir para que as organizações se adéquem ao novo comportamento do consumidor, mais tecnológico;

melhorar a gestão da empresa;

criar um novo modelo de negócio, com soluções inovadoras e mais assertivas;

aprimorar seu relacionamento com o cliente;

entregar mais valor aos consumidores.

No que diz respeito às soluções oferecidas com base nesse conceito, a exemplo da digitalização dos pagamentos, as empresas que passam a ofertar produtos e serviços financeiros conseguem:

aumentar seu poder competitivo;

gerar uma nova fonte de receita;

expandir seu portfólio;

atender melhor as dores e necessidades de seus clientes;

se tornar opções mais atrativas dentro do seu ramo de atuação;

elevar seus índices de fidelização;

contribuir para o processo de digitalização do dinheiro.

Como promover a transformação digital nas empresas?

No início deste artigo, dissemos que a transformação digital nas empresas é obtida pela utilização de soluções tecnológicas que permitam gerar inovações e melhorias, certo?

No caso da digitalização dos pagamentos, mesmo empresas que não são do mercado financeiro conseguem oferecer serviços e produtos financeiros por meio das chamadas plataformas White Label.

Uma plataforma White Label de pagamentos é uma ferramenta que permite que negócios de qualquer setor passem a entregar aos seus clientes soluções de meios de pagamento e serviços financeiros com a própria marca.

Tudo isso é possível porque a plataforma White Label permite que a empresa explore a tecnologia do desenvolvedor, criando soluções próprias sem se preocupar com barreiras regulatórias.

Como a implementação dos produtos é feita por APIs, não demanda tempo e não gera gastos com equipe de desenvolvimento. Ou seja, a entrada no mercado de meios de pagamento se tornou uma possibilidade acessível a qualquer negócio.

E, como já mencionado, além de fazer parte da transformação digital nas empresas, essa é uma ótima oportunidade de inovar na oferta de serviços, suprir ainda melhor as dores dos clientes e obter uma nova receita para o negócio — tudo sem sair do seu core business.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: