Jun
25
24 de junho de 2014 - 18:15 - atualizado em 25 de junho de 2014 às 0:35

Uma-boa-avaliacao-de-credito-pode-ser-sexy-nos-eua-muitos-acham-que-sim-televendas-cobranca

Por: Lou Carlozo

É impossível colocar um preço no amor, mas é possível atrelar um número financeiro a um pretendente. Jennifer Murtoff, 39, quer fazer exatamente isto antes de aceitar seu próximo encontro. A editora freelance de Chicago, que ajuda pessoas da cidade a criar galinhas no quintal de casa, está fazendo uma pergunta que, ela espera, venha ajudá-la a eliminar menos capacitados: “Qual é a sua pontuação de crédito?”.

A jornalista poderá encontrar a resposta no CreditScoreDating, um site da internet onde possíveis namorados fornecem essa informação. “Você pode ganhar US$ 150 mil por ano, mas é responsável? Como você cuida do seu dinheiro?”, diz Murtoff. “Estou procurando alguém que possa respeitar meus valores financeiros, e um perfil de crédito é um grande indicador.”

Milhares de outras pessoas concordam. O número de associados ao CreditScoreDating, de Wilmington, Delaware, cresceu de 15 mil na metade do ano passado para os atuais 20 mil. O fundador Niem Green diz que cerca de 40% dos usuários de seu site estão na casa dos 20 e 30 anos, muitos deles oriundos da Pensilvânia, Nova Jersey e Delaware.

A distribuição etária é parecida com a do Match.com, onde 25% dos membros têm menos de 30 anos. Mas este serviço de namoro pela internet, um dos maiores dos Estados Unidos, tem muito mais membros (1,9 milhão), segundo sua porta-voz Cayla Gebhardt.

Os perfis de crédito são derivados de uma fórmula complexa que considera fatores como dívida pendente, histórico de pagamentos e novas linhas de crédito. O número de três dígitos é usado para prever a probabilidade de inadimplência em diversas contas que vão do cartão de crédito a hipotecas.

No geral, pontuações de 760 a 850 são consideradas excelentes, enquanto que a faixa dos 720 aos 760 pontos é considerada boa, diz Ken Lin, fundador do Credit Karma, um site de monitoramento financeiro e de crédito de São Francisco.

Mas será a capacidade creditícia uma coisa realmente sexy? “Quando começamos o CreditScoreDating.com, as pessoas pensavam que seria uma coisa idiota”, diz Green. “É claro que a economia e tudo mais iam muito bem. Mas em 2008 as coisas ficaram muito perigosas e ele começou a fazer muito mais sentido. E começamos a conseguir um número muito maior de membros.”

Green está até mesmo lançando um livro, que deverá estar na livrarias no mês que vem, intitulado “Credit Score Dating: The Phenomenon/The Sexiness of Credit” (Credit Socre Dating: O Fenômeno/A Sensualidade do Crédito, em tradução livre).

Há evidências que apoiam a noção da capacidade creditícia como algo capaz de acender o romance no século 21. No relatório “Credit Score and Dating Report”, de 2013, a FreeCreditScore.com informou que 96% das mulheres pesquisadas acharam a responsabilidade financeira uma qualidade atraente em um potencial parceiro romântico, mais do que aquelas que disseram dar atenção à atração física (87%) e à ambição na carreira (também 87%). Além disso, os perfis de crédito são significativamente mais importantes para as mulheres (75%) do que para os homens (57%).

“O que torna o perfil de crédito mais confortável como medida é o fato de ele ser agnóstico em relação à riqueza”, diz Ken Chaplin, vice-presidente sênior do FreeCreditScore.com. “Ele diz mais sobre o caráter das pessoas e o quanto elas são responsáveis.”

Embora perfis de crédito similares possam aumentar as chances de compatibilidade, na vida real a coisa não funciona assim, explica a psiquiatra Carole Lieberman, autora de “Bad Girl: Why Men Love Them & How Good Girls Can Learn Their Secrets” (Meninas Más: Porque os Homens as Amam e como Boas Meninas Podem Aprender seus Segredos, em tradução livre).

“As pessoas que recorrem a um site de namoro com base nos perfis de crédito dão ênfase à compatibilidade financeira acima de outros aspectos dos relacionamentos que são igualmente importantes, ou mesmo mais importantes”, diz Lieberman.

Bem, pelo menos até agora elas não estão pagando nada por esse privilégio. A admissão no CreditScoreDating.com é gratuita, embora Green pretenda começar a cobrar uma mensalidade no terceiro trimestre, em conjunto com uma remodelação do site e um novo aplicativo para smartphone.

Infelizmente, todos os sites de namoro são vulneráveis a mentiras contadas por amantes que os usam. E quando o assunto é perfil de crédito, Green sabe o quanto é tentador esconder a verdade. É por isso que ele quer uma terceira parte envolvida, para verificar o que os membros afirmam.

O CreditScoreDating ainda não foi responsável por nenhum casamento, mas pessoas como Paisley Stanton, da Filadélfia, relatam experiências positivas com ele. Essa cabeleireira de 35 anos é mãe solteira e seu casamente terminou em 2009, em parte por causa de problemas financeiros.

“É algo que levo muito em conta. Para alguém que seja um candidato ruim… até contratar uma babá é um mau investimento”, diz ela.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: