Apr
15
14 de abril de 2021 - 17:04

Veja-por-que-brasileiros-pegam-consignado-e-se-escolhas-sao-aprovadas-por-especialista-televendas-cobranca-2

A maioria das pessoas pega o crédito para quitar outras dívidas; mas há quem faça o empréstimo até para investir

O crédito consignado é uma das modalidades de empréstimo mais baratas. Isso acontece pela segurança que ele oferece ao banco ou instituição financeira, já que as parcelas são descontadas diretamente do salário do tomador. Porém, nem sempre vale a pena tomar um crédito como esse. Uma pesquisa feita pelo Grupo H, uma fintech de crédito para funcionários de empresas privadas, com 6 mil pessoas mapeou as principais razões para os brasileiros tomarem esse tipo de empréstimo.

Quitar dívidas

O motivo mais apontado pelos entrevistados foi quitar outras dívidas. Segundo a pesquisa, 73% dos brasileiros que têm crédito consignado usaram o dinheiro para pagar algum outro empréstimo. Segundo especialistas, esse comportamento é inteligente. André Massaro, consultor e educador financeiro, afirma que a ideia, nesse caso, é “baratear a dívida”, trocando uma modalidade de crédito cara por uma mais barata, como é o caso do consignado.

“Talvez uma das principais utilidades do consignado é permitir aquilo que no jargão das finanças é ‘reestruturação de dívida’, que é exatamente o que a pessoa precisa fazer. O consignado é hoje uma das linhas de crédito para consumo mais baratas. Então pegar um empréstimo desse tipo para pagar outro mais caro, como cartão de crédito ou cheque-especial, faz sentido”, afirma.

Reforma ou construção

A segunda principal razão para fazer um empréstimo consignado foi a realização de uma reforma ou construção, apontada por 14% dos entrevistados.

O especialista pondera, que apesar do consignado ter taxas atrativas, o trabalhador poderia buscar alguma linha de crédito imobiliário, que tende a ser ainda mais barato.

“Ele é o mesmo crédito para comprar um imóvel pronto, mas não é tão simples de conseguir. Às vezes para uma reforma menor, que não se enquadra em um financiamento imobiliário, é interessante pegar o consignado”, diz.

Comprar algo

Dos 6 mil participantes da pesquisa, 8% afirmaram pegar o consignado para comprar algum produto ou contratar algum serviço.

Para Massaro, o ideal nesse caso seria não pegar um empréstimo e sim tentar juntar o dinheiro necessário antes de fazer a compra. Ele afirma que o trabalhador só deve pegar empréstimos em caso de extrema necessidade, mesmo sendo uma linha mais barata como o consignado.

Investir

Por fim, 2% dos entrevistados afirmaram pegar o empréstimo para investir. O especialista, no entanto, considera a escolha “muito ruim”. Isso porque, ainda que os juros praticados sejam baixos, eles são ainda menores do que o rendimento de produtos seguros, de renda fixa.

Massaro afirma que há quem tome esse tipo de crédito para investir em produtos mais arriscados, como bolsas e criptomoedas, mas ele considera a atitude “uma loucura”. “São ativos arriscados e você pode perder tudo. E no final, ainda ter um empréstimo para pagar. Ou seja, está gastando dinheiro com nada”, afirma.

Mais jovens, menos dívidas

Outro levantamento do Grupo H buscou mapear a idade dos trabalhadores endividados, entrevistando aproximadamente 7 mil colaboradores de empresas privadas. A pesquisa mostrou que 35% deles têm entre 36 e 45 anos.

Na sequência, aparecem os trabalhadores que têm de 26 a 35 anos que são 30% do total. Já 21,5% têm entre 46 e 55 anos. Os mais jovens, de 19 a 25 anos, são apenas 5% dos funcionários endividados.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: